[Itália] Manifestação antimilitarista contra a guerra e quem a arma

Vamos encerrar e converter a indústria de guerra!

Vamos abandonar a guerra!

A Itália está em guerra. Embora as forças armadas do belo país tenham participado ativamente dos conflitos na Europa, África e Oriente Médio desde 1992, a maioria das pessoas está convencida de que a última guerra terminou em 1945. Sucessivos governos cobriram as operações de guerra tricolores sob um manto de hipocrisia. Missões humanitárias, operações policiais internacionais disfarçaram o envio de tropas para as frentes de guerra na Somália, Líbano, Sérvia, Iraque, Afeganistão, Líbia.

Este verão, pela primeira vez em quarenta anos, um ministro da Defesa, por ocasião do refinanciamento das missões militares italianas no exterior, reivindicou descaradamente as aventuras neocoloniais das forças armadas como meio de proteger os interesses da Itália.

Cerca de 18 das 40 missões militares no exterior estão na África no triângulo que vai da Líbia ao Sahel até o Golfo da Guiné. Eles estão lá para fazer guerra aos migrantes com destino à Europa e para apoiar a ENI [empresa de energia da Itália]. A bandeira amarela com o cão de seis patas da ENI acompanha a bandeira hasteada em veículos militares.

O conflito imperialista entre a OTAN, que visa continuar a expansão para leste iniciada após a dissolução da União Soviética, e a Rússia, que, após décadas de recuo, decidiu contra-atacar ocupando a Ucrânia, viu um súbito retorno à política humanitária retórica típica dos governos de Roma.

Desde 24 de fevereiro, quando a Rússia atacou a Ucrânia, os belicistas do PD [partido democrático] também saíram às ruas, opondo-se à guerra enviando armas ao governo Zelensky. Num tumulto de bandeiras nacionais ucranianas e arco-íris da paz, encena-se um pacifismo armado, claramente alinhado com um dos dois imperialismos que se desafiam na pele de quem vive na Ucrânia e deve enfrentar a morte, as bombas, o medo, a obrigatoriedade do recrutamento.

O governo proclamou um estado de emergência “humanitário”. Esta decisão confere poderes extraordinários ao executivo, que tem liberdade para gerir o compromisso da Itália com o conflito na Ucrânia. Uma ponte aérea transportou armas destinadas ao governo Zelensky para a Polônia desde 2 de março. Draghi decidiu aumentar ainda mais os gastos militares e enviar tropas para a frente oriental da OTAN. 500 soldados, escolhidos entre os invasores da Marinha, Col Moschin, Forças Especiais da Força Aérea e Força-Tarefa 45, são adicionados aos 240 Alpini na Letônia e aos 138 homens da Força Aérea na Romênia. No Mar Negro estão a fragata FREMM “Margottini” e o caça-minas “Viareggio”, bem como o porta-aviões “Cavour” com os caças-bombardeiros F-35.

Nós não estamos lá. Não nos alistamos nem na OTAN nem na Rússia. Rejeitamos a retórica patriótica como elemento de legitimação dos Estados e suas reivindicações expansionistas. O antimilitarismo, o internacionalismo, o derrotismo revolucionário têm sido centrais nas lutas do movimento operário desde suas origens. Exploração e opressão em igual medida em todas as latitudes, o conflito contra os “próprios” senhores e contra os “próprios” governantes é a melhor maneira de se opor à violência do Estado e à ferocidade do capitalismo em todos os lugares.

As fronteiras são apenas linhas finas em um mapa: nada que apenas militares bem armados tornem tragicamente real. Vamos cancelá-los!

A construção da Cidade Aeroespacial está prestes a começar em Turim, um centro de excelência para a indústria de guerra aeroespacial promovido pelo gigante de armas Leonardo e o Politécnico Subalpino. A cidade aeroespacial, que se erguerá entre Corso Francia e Corso Marche, foi nomeada como sede de um acelerador de inovação na área de Defesa e do escritório regional para a Europa do Acelerador de Inovação em Defesa para o Atlântico Norte (DIANA), uma instalação da OTAN.

Turim está apostando tudo na indústria bélica para reanimar a economia. Uma economia da morte.

Bloquear o nascimento de um novo polo de pesquisa, projeto e construção de dispositivos de guerra, impedir a OTAN de ter sua base em Turim é um compromisso concreto contra a guerra.

Opor-se ao estado de emergência de guerra, ao aumento dos gastos militares, ao envio de armas ao governo ucraniano, lutar pela retirada de todas as missões militares no exterior, pelo fechamento e reconversão da indústria de guerra, pela abertura das fronteiras a todos os refugiados e imigrantes é uma frente concreta e urgente de luta.

Um não é suficiente para parar as guerras. Temos que atrapalhar. A partir da nossa cidade.

Greve geral, boicote e bloqueio de bases militares e fábricas da morte!

Sábado, 9 de abril, 15 horas

Manifestação antimilitarista em Turim

Assembleia Antimilitarista de Turim

Tradução > GTR@Leibowitz__

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2022/03/24/italia-roma-contra-as-guerras-dos-patroes-em-todas-as-partes-do-mundo/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2022/03/22/italia-contra-todas-as-guerras-e-aqueles-que-as-armam-contra-as-politicas-belicistas-da-eni/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2022/03/04/italia-nao-nos-alistamos/

agência de notícias anarquistas-ana

Quando a lesma
Ergue a cabeça, eu vejo:
Parece comigo!

Shiki