Em outubro de 2024, a Tenda de Livros acaba

Serão 913 dias de atividades!

A Tenda de Livros vai ter uma sede por 913 dias e 13 horas ou 30 meses, ou 2 anos e 6 meses. Pela primeira vez tudo que produzimos e produziremos ocupará um mesmo espaço físico.

A semana inicia com a mudança física e a limpeza, a nova casa será adaptada para receber exposição, livraria, curso e grupos de pesquisa. Pessoas que fizeram parte da história da Tenda serão convidadas para olharem antigos projetos e adaptá-los para o novo momento.

Nosso acervo, composto por livros raros, fotolivros, cartazes, livros de artista, literatura latino-americana e textos feministas e anarquistas latino-americanos, estará disponível para pesquisas e estudo. Nossas produções terão estantes para abrigá-las (não vejo a hora).

Iremos vender materiais que nunca nem estiveram em feiras de arte impressa. É um passo ousado para um projeto artesanal, pequeno feminista e latino-americano que só edita em português e espanhol.

Você pode apoiar

Se a Tenda de Livros trouxe para você descobertas e alegrias no seu início na rua em 2014 ou nas inúmeras atividades no Brasil, na Argentina e no México ou nos lançamentos de livros, nas lives e pesquisas: convidamos para fazer um apoio ao projeto.  Você pode comprar um dos nossos livros ou cursos, ou você pode doar materiais que necessitamos para a casa nova. Fizemos uma lista das necessidades do momento, podemos mostrá-la para você.

O momento atual

Sentimos um misto de medo e coragem. Nunca tivemos segurança ou capital, o apoio que recebemos sempre foi nas campanhas e nas vendas dos livros e cursos. Já passamos por momentos desesperadores… Isso será contando na nossa história publicadora a ser lançada em 2024.

A lógica sempre foi publicar pouco e divulgar muito um mesmo livro

Não sei se você se lembra as inúmeras atividades ao longo dos 6 anos do Jornal de Borda e também as ações em 2018 com o livro A mulher é uma degenerada, de Maria Lacerda de Moura tanto no Brasil quanto na Argentina e no México.

São apenas dois exemplos, pois realizamos muito mais coisa, mas esses dois projetos citados estarão expostos em nossa biblioteca, assim como outras pesquisas e livros que nós fizemos e também livros da nossa antecessora: Publicações Iara.

Quem nos inspira

A Tenda de Livros se inspira nos editores artesanais que estiveram pela América Latina em diversos momentos no último século nas diversas gerações publicadoras, 1920, 1950, 1960, 1970, 1980 e 2010.

O mercado não determina a nossa produção, mas determina o preço do papel, infelizmente. Os preços exorbitantes dos insumos prejudicam publicadores pequenos, mais lentos em seu processo.

Aqui a publicação é pensada vagarosamente, não há chance de sustentar o nosso projeto apenas com pré-vendas ou lançamentos, pois essas atividades aqui são esparsas, não são toda semana. Agora com um espaço poderemos movimentar acervo, publicações e novas atividades, mas será em um formato transdisciplinar, no livro como uma ferramenta de encontro.

Fica o convite da Tenda

Venha conhecer a Tenda sem intermediários. Venha saber mais de tudo que já fizemos em publicações. Apoie nosso Fim desde já ou comprando nossos livros, ou apoiando com algum valor para compra de mobiliário. Em outubro de 2024, a Tenda de Livros acaba, não espere até lá para se aproximar.

Obrigada por nos ler, :)

>> Mais infos: tendadelivros.org

agência de notícias anarquistas-ana

Bolhas de sabão…
Ilusões soltas ao vento
Alegram crianças.

Benedita Silva de Azevedo