[Canadá] Este novo café de Toronto é orgulhosamente anticapitalista

Por Filipe Dimas | 23/04/2022

Se você ama seu café servido com um acompanhamento de revolução, o mais novo café de Toronto pode ser o lugar para você.

O Anarchist Cafe abriu na 190 Jarvis St. e almeja pertencer aos trabalhadores e trabalhadoras, ser anticapitalista e anticolonial, ser uma loja e um espaço da comunidade radical em terras roubadas.

Antigamente o Pop Coffee Works, o café anterior ao aberto por Gabriel Sims-Fewer, era o resultado do que afirmava ser a distância entre suas políticas radicais de esquerda e a pessoa que deveria ser por mais de 40 horas por semana.

Com mais de uma década de experiência trabalhando com cafés especializados, Sims-Fewer pediu demissão do emprego que tinha há mais de 6 anos e abriu um café em que ele e outros poderiam se sentir mais honestos e livres.

Atualmente, ele é o único funcionário, mas espera que o negócio cresça no formato cooperativo de pertencer e ser gerido pelos trabalhadores e trabalhadoras, onde cada pessoa (incluindo ele) é pago igualmente, com todas as decisões operacionais do negócio feitas por uma democracia baseada em consenso, livre de gerentes ou hierarquia institucional.

“Espero que, ao declarar abertamente que o negócio é anticapitalista, possa inspirar as pessoas a pensarem e perguntarem o que isso significa e deixar aqueles que já são anticapitalistas de todos os tipos saberem que este é um lugar para eles e elas, em que suas políticas, ideias e identidades sempre serão bem-vindas,” declarou Sims-Fewer ao blogTO.

No momento, visitantes podem esperar um cardápio completo de expressos levemente tostados e cafés filtrados, incluindo uma lista extensa de adicionais, feitos com grãos do tostador herdado do antigo café, Pop Coffee Works, bem como com um revezamento de outros tostadores.

Quitutes assados da Glory Hole Doughnuts e da Nova Era estão disponíveis para compra no novo café. Há também tote bags e livros.

Sims-Fewer diz que a resposta até então tem sido majoritariamente positiva, com toneladas de pessoas com pensamento similar vindo ao espaço para apoiar o novo projeto.

“Eu sabia que o mundo estava cheio de progressistas radicais, e a esperança de conhecer mais deles é uma motivação para fazer o que estou fazendo, mas não pude antecipar tanto entusiasmo diário tão rápido,” declarou Sims-Fewer.

“Uma coisa da qual quero conscientizar as pessoas é que estou fazendo café estilo Pague o Quanto Beber, espero que como a primeira de muitas tentativas de fazer café ótimo e não-corporativo mais acessível à classe trabalhadora, a quem coisas boas que todos e todas nós merecemos são progressivamente negadas.”

“A indústria de café especializado é intensamente envolvida na gentrificação e no neocolonialismo, e espero de verdade aprender mais e encontrar formas de resistir, subverter e desafiar esse envolvimento.”

Fonte: https://www.blogto.com/eat_drink/2022/04/toronto-anarchist-cafe/

Tradução > Sky

agência de notícias anarquistas-ana

Por trás da cortina,
o passarinho não vê
que aguardo o seu canto.

Henrique Pimenta