Agustín Comotto (autor); Octavio Alberola (tema); Paul Sharkey (tradutor)
Da Guerra Civil Espanhola à atualidade — a história de uma vida extraordinária.
Octavio Alberola passou mais de oitenta anos pensando, vivendo e formulando sua vida sob uma perspectiva anarquista. Ele pertence a uma geração de protagonistas em alguns dos eventos mais notáveis do século XX: a Revolução Espanhola, a ditadura do General Francisco Franco, os conflitos internos do movimento anarquista internacional e as grandes lutas sociais do mundo inteiro. Ele fora exilado ao México em sua juventude e conheceu a precariedade da vida à margem. Seus conhecidos incluem García Oliver, Che Guevara, Cipriano Mera, Federica Montseny, Félix Guattari, Daniel Cohn-Bendit, Régis Debray, Stuart Christie, Rigoberta Menchú e Giangiacomo Feltrinelli.
Nessa biografia notável e densa, Agustín Comotto aproxima o leitor e leitora do militante veterano, recordando façanhas dramáticas e discutindo arte, física, vida familiar, e história política. Nascido em 1928 e ativo nas lutas sociais desde a adolescência, Alberola transmite ensinamentos duramente aprendidos; o mais importante de tudo: nunca tolera o pessimismo.
“Octavio Alberola é a ameaça vermelha que une e atribui significado às lutas anarquistas da República [Espanhola], à luta contra Franco, às revoltas e ações armadas da década de setenta, e até às novas reformulações do anarquismo em um mundo globalizado. A história e a reflexão sobre sua vida e sobre os tempos que este livro, pelo escritor e ilustrador argentino Agustín Comotto, apresenta permite — através do uso habilidoso de duas vozes representando duas gerações — uma análise balanceada dos fatos… O livro nos insere ainda nas contradições e dúvidas, nas certezas e compromissos éticos […], que sempre guiaram a vida de Alberola, e sua reformulação perpétua das ideias anarquistas e do significado da luta.” — Xavier Montanyà, jornalista, cineasta e autor de Pirates of Freedom.
Agustín Comotto é autor e ilustrador, nascido na Argentina, mas que já viveu no mundo inteiro. Já desenhou e/ou escreveu livros nos Estados Unidos, França, México, Argentina e Espanha. Vencedor do prêmio A la Orilla del Viento no México, é autor de Prisoner 155: Simón Radowitzky.
Paul Sharkey é um dos tradutores mais conhecidos e respeitados dos escritos anarquistas dos últimos trinta anos. Suas outras traduções incluem Nestor Makhno: Anarchy’s Cossack de Alexander Skirda e Anarchism and Workers’ Self-Management in Revolutionary Spain de Frank Mintz.
The Weight of the Stars: The Life of Anarchist Octavio Alberola
Agustín Comotto (autor); Octavio Alberola (tema); Paul Sharkey (tradutor)
Editora: AK Press
Formato: impresso
Encadernação: pb
Páginas: 348
Lançamento: 1º de março de 2022
ISBN-13: 9781849354080
$22.00
akpress.org
Tradução > Sky
agência de notícias anarquistas-ana
ave calada —
ninho em silêncio
na madrugada
Carlos Seabra
artes mais que necessári(A)!
Eu queria levar minha banquinha de materiais, esse semestre tudo que tenho é com a temática Edson Passeti - tenho…
Edmir, amente de Lula, acredita que por criticar o molusco automaticamente se apoia bolsonaro. Triste limitação...
Tudo bla,bla,bla...porque não se faz um post comentado a degradação durante o bozo. 🤪🤪🤪🤦
Olá, me chamo Vitor Santos e sou tradutor. Posso traduzir do Inglês, Espanhol, Alemão, Italiano e Catalão. Inversamente, somente do…