Louise Michel foi uma das militantes mais combativas do século XIX. Educadora, poetisa, dramaturga, communarde e anarquista. Ao longo de sua vida manteve uma relação intensa com o mundo da literatura e da luta social. Amiga íntima de Victor Hugo, se dedicou, assim como este, a uma literatura social, assumindo, contudo, uma escrita e prática mais radical que este.
Foi durante o evento da Comuna de Paris que se integrou ao fronte de batalha e pegou em armas para lutar pela liberdade de Paris. Nos momentos em que não estava no fronte articulou espaços educacionais e de saúde, sua atuação somava-se a de centenas de mulheres que tiveram um papel central na construção e defesa da Comuna.
Este livro de Samantha Lodi, com um lindo prefácio de Margareth Rago, apresenta ao público a primeira biografia de Louise Michel em português. Se os eventos da Comuna foram fundamentais para sua biografia, não foram os únicos. A obra de Samantha apresenta detalhadamente a história de Louise antes de sua luta nas ruas de Paris e tem o mérito de percorrer sua vida no exílio pós Comuna apresentando toda sua vinculação à luta social em defesa dos ideias anarquistas.
Louise Michel: pertenço à Revolução Social
Samantha Lodi
Editora Entremares
Número de páginas 160
Preço R$30,00
editoraentremares.minhalojanouol.com.br
agência de notícias anarquistas-ana
um gato no telhado
para os pardais novos
que alvoroço!
Rogério Martins
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…
Só uma ressalva: criar bolhas de consumismo (que foi o que de fato houve durante os governos Lula), como estrategia…
Siga nosso perfil no instagram: @movimento_anarquista_acrata Acompanhe nossas lives no canal de YouTube: anarcrata