Lançamento: “Louise Michel: pertenço à Revolução Social”, de Samantha Lodi

Louise Michel foi uma das militantes mais combativas do século XIX. Educadora, poetisa, dramaturga, communarde e anarquista. Ao longo de sua vida manteve uma relação intensa com o mundo da literatura e da luta social. Amiga íntima de Victor Hugo, se dedicou, assim como este, a uma literatura social, assumindo, contudo, uma escrita e prática mais radical que este.

Foi durante o evento da Comuna de Paris que se integrou ao fronte de batalha e pegou em armas para lutar pela liberdade de Paris. Nos momentos em que não estava no fronte articulou espaços educacionais e de saúde, sua atuação somava-se a de centenas de mulheres que tiveram um papel central na construção e defesa da Comuna.

Este livro de Samantha Lodi, com um lindo prefácio de Margareth Rago, apresenta ao público a primeira biografia de Louise Michel em português. Se os eventos da Comuna foram fundamentais para sua biografia, não foram os únicos. A obra de Samantha apresenta detalhadamente a história de Louise antes de sua luta nas ruas de Paris e tem o mérito de percorrer sua vida no exílio pós Comuna apresentando toda sua vinculação à luta social em defesa dos ideias anarquistas.

Louise Michel: pertenço à Revolução Social

Samantha Lodi

Editora Entremares

Número de páginas 160

Preço R$30,00

editoraentremares.minhalojanouol.com.br

agência de notícias anarquistas-ana

um gato no telhado
para os pardais novos
que alvoroço!

Rogério Martins

Leave a Reply