[Tailândia] Jovens anarquistas combatem a polícia com fogos de artifício

Esta semana estouraram enfrentamentos em Bangkok entre a polícia e jovens anarquistas que protestavam contra o regime autoritário do primeiro ministro Prayut Chan-o-cha. Esta imagem procede da zona de Din Daeng de Bangkok, onde os jovens anarquistas responderam à polícia com fogos de artifício e petardos. Em 2020, os jovens tailandeses desencadearam a maior onda de protestos antigovernamentais desde o golpe militar de 2014.

Ao que parece, os protestos foram lideradas pelo grupo anarquista “Thalugas” (que se traduz aproximadamente com o “romper com o gás lacrimogênio”), que teve um papel muito ativo em anteriores protestos antigovernamentais. No passado se produziram muitos protestos similares em Bangkok, já que a juventude tailandesa está muito frustrada com o Estado.

Os manifestantes do Thalugas são principalmente jovens de classe trabalhadora e pobres. Desde 2021 empreenderam ações militantes contra a injustiça da ditadura militar e a monarquia tailandesa.

No fundo, os protestos se dirigem contra um sistema econômico e político estabelecido desde décadas e que conta com três grupos privilegiados de participantes. O primeiro é uma fina camada de 1% da população, que possui dois terços de todos os ativos tailandeses, segundo a Fundação Heinrich Böll, com sede na Alemanha. O segundo é o exército, que também está dotado de muitos privilégios financeiros e está entrelaçado com as empresas estatais. E em terceiro lugar está a monarquia mais rica do mundo, que segue exercendo uma forte influência política.

O golpe militar de 2014 consolidou ainda mais este sistema. Os militares se veem a si mesmos como os guardiões da monarquia, e não estão sujeitos ao controle civil.

A ditadura militar de direita da Tailândia também manteve uma estreita relação com os Estados Unidos, participando em um exercício militar anual chamado Cobra Gold com mais de 10.000 soldados estadunidenses em fevereiro e março de 2022. Estes exercícios militares são significativos para as ambições imperialistas dos Estados Unidos na Ásia, que tentam contrapor o rápido declive da hegemonia estadunidense e o ascenso da China como superpotência econômica mundial.

Fonte: https://abolitionmedia.noblogs.org/post/2022/06/15/anarchist-youth-fight-police-with-fireworks-in-thailand/

Tradução > Sol de Abril

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2016/07/08/tailandia-bangkok-sentenciado-por-ato-de-rebeliao-anarquista-diz-justica-nao-atendida/

agência de notícias anarquistas-ana

vento muda
ares de chuva
tua chegada

Camila Jabur