[Grécia] Para o anarquista, prisioneiro político, grevista de fome e meu irmão Yinnis Michailidis

No momento em que escrevo, meu irmão Yinnis Michailidis está em seu 58º dia de greve de fome. Os órgãos vitais de seu corpo estão em perigo iminente de colapso, possivelmente levando a danos permanentes ao seu corpo, ou mesmo à sua morte. Seu único pedido: sua libertação em liberdade condicional, à qual ele tem direito legal já há meses, tendo cumprido o período exigido de sua sentença.

No entanto, até agora os tribunais têm adotado o ponto de vista oposto, o que tem expressado repetidamente na seguinte frase: “perigoso cometer novos atos criminosos por não ter passado um período de tempo suficiente na prisão”. Como e por quem será definido o período suficiente de supervisão correcional, se não pelas leis existentes? Por qual lógica judicial e não judicial Yinnis é considerado em risco de cometer novos crimes, enquanto estupradores e assassinos condenados não e já estão em liberdade?

Além disso, as decisões atrasadas dos tribunais distritais e tribunais de apelação funcionam em detrimento de uma demonstração sem precedentes do poder da justiça de classe. Seria de se esperar uma atitude ainda um pouco mais humana em relação a um grevista de fome, com uma reivindicação legítima, para quem a cada hora que passa está um passo mais próximo de um dano irreparável. É impressionante que a próxima audiência de apelação tenha sido marcada para o 64º dia de sua greve, e também que ninguém saiba quando a decisão correspondente será anunciada.

O absurdo não se detém nas decisões judiciais acima mencionadas. Em um clima ultrajante de deturpação e, neste caso, de supressão da realidade pela grande mídia, esta questão não foi noticiada por eles nem de passagem. Parece inconcebível, se não distópico, que um homem esteja morrendo lentamente com o único objetivo de ter a sua liberdade, ao mesmo tempo em que as únicas fontes de informação sobre este assunto são as poucas mídias online e independentes.

É óbvio que informações públicas em massa sobre esta questão causariam uma tempestade de oposição a seu favor, o que é a razão da indiferença desafiadora e deliberada da mídia controlada pelo Estado. Isto também é comprovado pela multidão que esteve na Praça Syntagma em 14/07, como sinal de solidariedade com Yinnis, o que está em completa contradição com a propaganda silenciosa do Estado.

Creio que qualquer ser humano, como ser racional, caracterizaria esta atitude do Estado, expressa tanto pela mídia controlada quanto pelo executivo e pelo judiciário, como vingativa, provocadora e contrária a qualquer noção possível do Estado de direito e da justiça “cega”. Um prisioneiro político é forçado à morte por suas ideias.

A liberdade de meu irmão e, portanto, sua sobrevivência, está nas mãos do Estado.

19/07/2022

K. Michailidis

agência de notícias anarquistas-ana 

Cerejeira em flor —
De tanto olhar até doem
Os ossos do pescoço.

Nishiyama Sôin