[Espanha] Um breve elogio ao anarquismo

“Pergunto-me se podemos nos relacionar de outra forma com esse passado, não como a “infância” que devemos abandonar se quisermos crescer, mas como um poder que pode ser sempre atualizado. Há algo na experiência da minoria que pode sempre ter valor: criatividade, desafio, ação sem cálculo ou espera. Para que, à medida que “amadurecemos”, não nos tornemos frios e secos, na mera aceitação do princípio da realidade” – Amador Fernández-Savater (sobre as memórias de Íñigo Errejón, Con todo: de los años veloces y el futuro – Com tudo: os anos velozes e o futuro).

Desde que li estas linhas, tenho pensado sobre as velocidades de meu próprio passado político, seu caráter minoritário e sua potência nem sempre reconhecida. A primeira destas reflexões é tão subjetiva que lhe falta qualquer tipo de transcendência, a segunda não vai muito além da observação de um simples fato objetivo (sendo poucos e distantes), mas a terceira creio que merece alguns parágrafos e expressar um carinho necessário.

Meu processo de politização andou de mãos dadas com meu processo de psiquiatria, o intervalo entre os dois não excedeu um ano e meio. Acabei sendo internado brevemente no antigo Hospital Puerta de Hierro quando vivi relativamente recentemente naquele “pequeno mundo feito de casas ocupadas, rádios livres, cultura de autoprodução, ilegalidade, choques com a polícia e fascistas, leituras radicais” (Amador Fernández-Savater novamente). Dentro dela, logo me aproximei dos coletivos e projetos libertários, que na segunda metade dos anos 90, e no cenário juvenil madrileno, foram organizados em torno dos órgãos de coordenação da Lucha Autónoma ou Juventudes Libertarias. Desde então, tenho continuado ligado a esse conjunto de ideias e práticas que normalmente é chamado de anarquismo, e que talvez devêssemos começar a chamar de anarquismos para poder dar conta das diferentes correntes que o atravessam. Continuo acreditando que um mundo onde não há comando nem obediência ainda é o melhor horizonte possível para o qual podemos olhar, e por isso não me sinto atraído pelas diferentes formas de cinismo que boa parte da minha geração política abraçou, muitas vezes sob a forma da necessidade de declarar-se do outro lado de tudo ou de exibir orgulhosamente alguma forma de retirada individualista (seja em termos de desenvolvimento profissional, família, crescimento pessoal, etc.).

O que eu disse acima não significa que eu tenha pensado da mesma forma todos estes anos. Na verdade, tem sido exatamente o oposto. Após uma fase inevitável de fascínio inicial, descobri as misérias e contradições que atravessam a constelação de anarquismos a que me referi. Também me aconteceram (acontecem comigo) coisas que me fizeram (fazem) mudar minha opinião, meu espaço, minha estratégia várias vezes. Pessoalmente, acredito que isto é inerente ao fato de defender ideias que por definição não podem ser rígidas ou inquestionáveis, de modo que não há drama nisto. Você não pensa o mesmo que um estudante como um trabalhador precário, ou como um jovem trabalhador precário como um trabalhador de meia idade… e o mesmo vale para moradia, território, saúde, etc. Projetos que antes me escandalizavam, agora me parecem ser uma referência. Os autores que costumavam me inspirar agora podem até me causar um certo embaraço (senti isso recentemente quando reli o Panegírico de Guy Debord, por exemplo). Infelizmente e, suponho, pressionado pelo contexto e pela necessidade de autocrítica, sempre me concentrei em tudo o que tem sido deficiente no meio anarquista (e no qual tenho participado em algum momento e até certo ponto): desconexão da realidade cotidiana, auto-referencialidade, caducidade (se não atrofia) de suas organizações, um alto componente estético, um gosto pelo purismo, e assim por diante. Pareceu-me, de certa forma impreciso, que o bem já estava caindo sob seu próprio peso, e que o esforço deveria ter como objetivo analisar o que estava fodido, em vez de identificar e valorizar o belo pedaço de vida que tínhamos em nossas mãos. Agora eu claramente acho que foi um erro.

Um impasse político como este, no meio de outra recessão, com 15M e seu transbordamento muito distante no tempo, a possibilidade institucional encarnando o desânimo e o cansaço e a tensão resultantes da pandemia grudada na pele, é um bom momento para traçar generosidades e imaginações que são típicas do anarquismo que conheci. Se eu tenho que registrar um em particular, é o seguinte: nunca recebi nenhum tratamento discriminatório por ter problemas de saúde mental, nem nunca houve nenhum indício de paternalismo ou condescendência, o que eu acho ainda mais valioso. Nunca fui tratado de maneira diferente, de nenhuma maneira possível. Quando ouço e leio pessoas mais jovens no ativismo da saúde mental referirem-se à necessidade de espaços seguros, penso que o “mundinho” em que aterrissei foi, com todas as suas imperfeições e constrangimentos, meu próprio espaço seguro. E é claro que a piada estranha foi feita, mas nunca foi mais do que anedótica e nunca aconteceu em espaços formais (assembleias, debates, ações, etc.). Talvez tenha a ver com o alto índice de pessoas com sofrimento psíquico que sempre acreditei caracterizar os movimentos sociais em geral e o anarquismo em particular (obviamente não há dados compartilhados e, no entanto, acho que é uma avaliação com uma certa ancoragem objetiva), mas sempre encontrei as portas dos locais abertas para montar oficinas, palestras ou grupos de apoio mútuo, e o mesmo tem acontecido com publicações, editoras ou rádios livres. Talvez na época em que tomei isso como algo natural e não lhe dei atenção, agora, com o passar dos anos e o que aprendi ao ouvir outras pessoas com problemas semelhantes aos meus, entendo que era um tesouro do caralho.

Somente olhando para trás, para a abertura geral às questões de saúde mental em que cresci, posso explicar algo que também achei difícil de apreciar tanto quanto merece. Algumas pessoas chegaram a pensar que tudo isso foi tempo perdido em batalhas que se perderam antes, como se não tivesse havido luta para ser o que somos ou não somos, como se isso não levasse em conta o que nós (e nossos conjuntos de relacionamentos) mudamos ao longo do caminho. E foi somente a partir daí que pude escapar da lógica psiquiátrica e pensar em mim mesmo como algo diferente de doente mental. Se ninguém me tratava como tal, minha estranheza não era com os espaços políticos, mas com as práticas de cirurgias de psiquiatras e psicólogos, com seu fechamento incessante de sentido.

Desde que as ideias anarquistas irromperam em minha vida, nunca deixei de imaginar realidades diferentes daquela em que vivo, e também formas de ser diferente da minha maneira de ser. Não se trata apenas de querer algo mais, mas de imaginar constantemente querer outras coisas. Uma prática que o esgota e frustra ao mesmo tempo em que o transforma e o sacode. Uma escolha que não se limita apenas a duas possibilidades pré-existentes, mas que opera através da criação e reprodução de brechas. Como consequência, e em um momento crucial, minha subjetividade não foi construída na órbita de um diagnóstico, mas tentando construir projetos coletivos; ou seja: em uma relação contínua com os outros, por mais maltratada que tenha sido. Este é o poder que me propus a justificar, independentemente do fato de estes projetos terem caído mais vezes do que eu gostaria, o número de golpes que recebi ou o número de pedágios que paguei. Sou uma pessoa de sorte, e penso nisso toda vez que visito uma ala de doentes agudos ou uma instituição de saúde mental.

Fernando Balius

Fonte: https://acracia.org/breve-elogio-del-anarquismo/

Tradução > Liberto

agência de notícias anarquistas-ana

grama nos trilhos
composições mudas
sem estribilhos

Carlos Seabra