[Espanha] Novidade editorial: Os caminhos do comunismo libertário na Espanha (1868 – 1939). Vol-1: E o anarquismo se tornou espanhol (1868-1919).

Temos o prazer de anunciar o lançamento do primeiro volume da coleção Os Caminhos do Comunismo Libertário na Espanha (1868 – 1939) – E o anarquismo se tornou espanhol (1868-1919). O livro foi publicado numa parceria entre a FAL e a editora Pepitas de Calabaza e faz parte de uma trilogia que se completará com os títulos O anarco-sindicalismo confrontado com suas pretensões anticapitalistas (1910 – julho de 1936) e (Novos) ensinamentos da revolução espanhola (julho de 1936 – setembro de 1937).

O livro foi escrito pela gimenóloga¹ Myrtille e nos convida a iniciar com ela uma viagem pela história do anarquismo ibérico: como surgiu, seus debates e discussões fundadores, como suas ideias se materializaram, a revolução espanhola de 1936… tudo isso sem perder de vista a situação atual. Em suma, uma obra que nos permite compreender o desenvolvimento do pensamento e da prática do movimento libertário ibérico.

Sinopse

A ideia de Anarquia na Espanha nunca foi monolítica e sim foi forjada com a prática e com ricas discussões na rua, nas fábricas, nos grupos de afinidade, nos ateneus e com um trabalho editorial digno de reverência caminhando até chegar nos últimos tempos a uma tentativa ampla e sólida de construir o paraíso na terra. Myrtille, grande conhecedora da revolução espanhola de 1936 — somando seu trabalho com outros gimmenólogos que partem de temas como amor, guerra e revolução —, empreende um percurso muito interessante, sem perder de vista o momento presente, para assim melhor compreender o desenvolvimento do pensamento e da prática do movimento libertário ibérico.

Este trabalho permite-nos conhecer as raízes das ideias anarquistas, os seus impulsos, a sua audácia, os seus limites, sua grandeza e sobretudo suas discussões fundadoras, discussões que ainda são válidas e pouco ou nada têm a ver com os debates auto-referentes e pseudoteóricos atuais.

Os caminhos do comunismo libertário na Espanha (1868 – 1939). E o anarquismo se fez espanhol (1868-1919) faz parte da série de livros editados conjuntamente pela Fundação Anselmo Lorenzo e pela editora Pepitas de Calabaza. Assim, junto com este título, você tem disponível Um médico rural, de Isaac Puente e Escritos libertários de George Brassens.

Los caminos del comunismo libertario en España (1868-1937)

Y el anarquismo se hizo español (1868-1910).

Myrtille, gimenologista

Tradução de Diego Luis Sanromán

Col.: Biblioteca da Anarquia

ISBN: 978-84-18998-04-1

17,50€

fal.cnt.es

[1] Gimenólogxs são um grupo de historiadorxs-pesquisadorxs não profissionais (com todas as vantagens que isso implica) interessadxs em tudo relacionado à Revolução Social que ocorreu em grandes áreas da Espanha em 1936. A gimenologia — ciência que estuda as aventuras dos ilustres e utópicos estranhos — é uma disciplina que continua a se difundir.

Tradução > Mauricio Knup

agência de notícias anarquistas-ana

rio premeditado
abisma-se no mar,
sua mãe, seu túmulo.

Alaor Chaves