[Espanha] V Encontro d’Escritos Libertários

|| De 12 a 18 de setembro, palestras, apresentações, rota teatralizada pelas Greves e Manifestações de León e muitas mais coisas para alimentar a raiva contra o sistema que nos destrói ||

Aqui estamos, outro ano mais voltamos com os escritos libertários. Apesar da situação de bloqueio e desmobilização sabemos que as aspirações libertárias são mais fortes que o peso da cotidianidade capitalista.

Temos toda uma semana de atividades programadas nas quais exploraremos o passado do movimento libertário no estado espanhol e na comarca sanabresa, nos aproximaremos da figura de Ricardo Flores Magón no centenário de seu desaparecimento; nos impregnaremos do vigor surrealista e visitaremos a cena fanzineira local, essas publicações impregnadas pelo frenesi criativo e a diversidade temática.

Em um momento no qual a necropolítica fronteiriça da UE nos recorda que a livre circulação está instaurada para os capitais e não para as pessoas, nos aproximaremos da luta do povo saharaui frente à podre política colonial espanhola.

Da mesma forma, frente aos cantos de sereia eleitoralistas que vem outro ano mais nos seria de ajuda recordar que já em 1893 na vila de Sahagún se realizou o primeiro boicote eleitoral do estado e como há outros métodos de luta. Na rota pelas mobilizações da província até 1939 encontramos alguns deles: desde as revoltas jornaleiras [agricultores] de terra de campos que terminavam com o incêndio das caixas de pão dos patrões até os mineiros faberenses proclamando o comunismo libertário em 1933 após a greve geral revolucionária.

A gestão do colapso pelas atuais elites está se convertendo em toda uma série de medidas encaminhadas a que as classes populares “apertem o cinto”; enquanto que a economia atual continua arruinando a vida da maioria e espolia os recursos naturais para seguir gerando lucros a uma minoria. Por isso seguimos reivindicando outro modelo econômico que priorize a gestão comunal e respeitosa com a Natureza, voltando a pôr em relevo o local, onde os conselhos foram e são a melhor expressão de democracia direta, como veremos na oficina sobre conselhos e juntas vicinais.

Definitivamente, uma semana de atividades libertárias para enfrentar um sistema onde a única liberdade que está garantida é a liberdade de consumo.

Saúde e liberdade!

>> Confira a programação aqui:

https://alcuentrullibertariollion.wordpress.com/calendario-alcuentru-2022/

Tradução > Sol de Abril

agência de notícias anarquistas-ana

nenhuma flor resta
os troncos abatidos
nenhuma floresta

Núbia Parente