[Espanha] Alcoy acolherá o 28º Congresso da AIT: um século de luta obreira

 • Se celebrarão atos comemorativos do centenário da AIT de 5 a 10 de dezembro de 2022.
• Estão convocadas a participar seções procedentes de 15 países.

A sede do sindicato de ofícios vários de Alcoy será o espaço de encontro de uma quinzena de seções da Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT). A cidade, que já em 1873 foi a sede do Comitê Geral da Seção Espanhola da 1º Internacional Obreira, será a protagonista do 28º Congresso da AIT, coincidindo com o centenário de sua fundação em Berlim (de 25 de dezembro de 1922 a 2 de janeiro de 1923).

Durante 5 dias, de 6 a 10 de dezembro de 2022, se encontrarão as seções aderidas à AIT, países como: Austrália, Noruega, Colômbia, Suécia, Áustria, Rússia, Polônia, Brasil, Sérvia e Montenegro, França, Bangladesh, Reino Unido, Indonésia, Eslováquia e Espanha. Também estão convidadas as agrupações de Amigos da AIT, de países como, Bulgária, Filipinas, Índia, Chile, Paquistão e Estados Unidos.

A importância deste Congresso centra-se na comemoração de um século de solidariedade e companheirismo entre trabalhadoras e trabalhadores de todo o mundo que somaram forças e criaram a AIT como fórmula prévia para a consecução da melhora moral e material do proletariado mundial, de uma sociedade em liberdade sem exploração nem hierarquias de nenhum tipo.

A organização celebrará atos e diferentes atividades (teatros, concertos, palestras…) com o objetivo de comemorar o primeiro centenário de luta e resistência obreira da AIT.

Comissão Congressual CNT-AIT

iwa-ait.org

Tradução > Sol de Abril

agência de notícias anarquistas-ana

A lua, cansada,
adormeceu por instantes
no leito do rio.

Humberto del Maestro