[Espanha] Manifestação em Madri em solidariedade com as seis sindicalistas da CNT Xixón condenadas à prisão

A CNT convocou uma grande manifestação em 24 de setembro (12h30min, em frente ao Ministério da Justiça) para exigir a absolvição imediata das seis sindicalistas condenadas à prisão pelo exercício legal da ação sindical no contexto do conflito entre o sindicato e a empresa La Suiza em Gijón/Xixón.

A marcha acontecerá sob o slogan “Fazer sindicalismo não é crime”, diante de uma convicção que, de fato, torna impossível o exercício da ação sindical e restringe severamente os direitos civis, como a liberdade de expressão e manifestação. A CNT está confiante de que a manifestação será maciça e reunirá todas aquelas organizações, coletivos e indivíduos que se sentem solidários com o povo condenado e comprometidos com o golpe repressivo de sua perseguição e condenação.

Um ataque direto às ferramentas da luta sindical e do protesto social

Seis camaradas da CNT Astúrias foram condenadas a três anos e meio de prisão por “coação grave” e “obstrução à justiça”, bem como a uma multa de 150.000 euros. A sentença absolutamente absurda é um ataque direto às ferramentas sindicais que a própria lei prevê para a defesa das trabalhadoras. Um ataque que criminaliza as formas tradicionais de protesto social e sindical e que vem em um momento em que se anuncia um “outono quente” diante da crise econômica, da inflação e do agravamento das condições de vida da classe trabalhadora.

Da CNT consideramos as decisões judiciais contra nossas camaradas como um ataque frontal à nossa forma de entender a ação sindical, entendida como uma defesa direta, não mediada, pública e firme das mulheres trabalhadoras contra os abusos dos patrões. Mas também acreditamos que a seriedade das condenações, que, se realizadas, levariam à prisão de nossas camaradas, é um ataque direto ao sindicalismo de base e militante como um todo e a qualquer forma de protesto social que continua comprometido em estar presente nas ruas como uma forma de defesa dos direitos.

Por todas estas razões, encorajamos e convidamos toda a classe trabalhadora e os cidadãos em geral a se manifestarem em Madri no próximo sábado, 24 de setembro às 12h30 em frente à sede do Ministério da Justiça (C/ San Bernardo, 45) para mostrar nosso repúdio a esta sentença judicial e para mostrar apoio as camaradas ameaçadas de prisão.

#HacerSindicalismoNoEsDelito

agência de notícias anarquistas-ana

Paira no ar por um instante
A figura de um menino,
Saltitante.

Sérgio Sanches