[Canadá] Para as classes populares e trabalhadoras, a crise já está aqui

Não se passa uma semana sem que as manchetes econômicas nos digam que uma recessão ou desaceleração econômica está prestes a acontecer. Contudo, para as classes trabalhadoras e populares, a catástrofe já está aqui. Podemos vê-lo nas ruas, nas agências de ajuda, nas caixas registradoras, etc. Tem um rosto: desarranjo. Tem um rosto: consternação, raiva, dor, revolta ou resignação. Tem um nome e é de todas as idades. Ela está lá, mas as pessoas acima fazem de tudo para torná-la invisível, para apagá-la das paisagens em cartões para os turistas.

O Coletivo Emma Goldman já havia denunciado o despejo, em março passado, de uma ocupação na estação de ônibus da Racine Street em Chicoutimi. Muito pateticamente, a vereadora Mireille Jean, que prometeu fazer de Saguenay uma “cidade inteligente” durante sua última campanha, alegou que ela havia chamado para esta repressão contra os sem-teto para trazer de volta “convívio” e “segurança” para a área. Lembramos que quando o coletivo realizou uma cozinha autogerida na Rua Racine para demonstrar sua oposição a este discurso orwelliano, a Sra. Jean disse à mídia que o coletivo não tinha nada a ver com isso, que a cidade estava fazendo muito pelos sem-teto. Com algumas poucas intervenções na mídia e milhares de dólares dados a uma empresa de segurança para monitorar a antiga ocupação 24 horas por dia, nossa “cidade inteligente” não mudou o problema. A crise habitacional que o deputado de Chicoutimi Andrée Laforest, que ironicamente foi Ministro de Assuntos Municipais e Habitação, se recusa a reconhecer, tem continuado a agravar-se para os menos afortunados. Proprietários exploradores e suas favelas são deixados sozinhos pelas autoridades públicas enquanto a destruição de moradias de baixo custo ou sua renovação é acompanhada pelo despejo de inquilinos e aumentos astronômicos do aluguel. Airbnb, onde as casas são transformadas em residências temporárias para turistas, também podem ser contadas às centenas na cidade de Saguenay, embora aquelas que respeitam os regulamentos municipais possam ser contadas com os dedos de uma mão. Sob a influência da gentrificação, a “cidade inteligente” é cada vez menos habitável. Enquanto isso, as necessidades das organizações comunitárias aumentaram, mas elas permanecem subfinanciadas para cumprir adequadamente sua missão.

Mireille está de novo na caça aos pobres. Sua última realização: o desmantelamento de três acampamentos de sem-teto em Chicoutimi no dia 20 de setembro (perto da fonte e ao lado do clube de iates no Porto Antigo e em uma área arborizada perto de Saint-Paul Boulevard). Desta vez os pobres foram expulsos sob o pretexto de proteger e limpar a área. A conselheira Mireille Jean deu as boas-vindas à intervenção policial. “Eles não estão lá durante o dia, nós o fizemos durante o dia, foi feito de uma maneira cordial”, disse ela. O mínimo que podemos dizer é que estas palavras não irradiam empatia para com os sem-teto! Vale notar que a cidade não estava com tanta pressa para agir quando os inquilinos tiveram que pagar aluguel a Jean-Guy Caron para morar em um prédio que estava em estado macabro (após um incêndio que causou a morte de Michael Labbé).

Na região, a cidade de Saguenay não tem mais direitos exclusivos para demonstrar desprezo pelos pobres e desabrigados. Mais acima em Lac St-Jean, em Roberval, a cidade também envia a polícia quando lojistas e condôminos na periferia dos bairros da classe trabalhadora expressam publicamente seus sentimentos de insegurança. Foi preciso uma jornada de protesto não autorizado, sob ameaças corajosas de repressão policial, para que a cidade tomasse consciência da necessidade de moradias e recursos acessíveis para os desabrigados.

As empresas da economia social, a versão neoliberal da comunidade, também estão se envolvendo na repressão aos pobres. Em um artigo publicado na semana passada, soubemos que a polícia interveio em relação a queixas de roubo apresentadas por certos centros de doações em Saguenay. Em Les fringues, no centro de Chicoutimi, um voluntário está agora encarregado de agir como segurança para monitorar os roubos de um desses espaços. Grandes somas de dinheiro também são gastas para “garantir” caixas de doação. Estas falsas soluções, que se pode facilmente imaginar que emanam de conselhos de administração desconectados, não são diferentes daquelas da administração burguesa da cidade. Eles são, de fato, idênticos aos proprietários de espaços de conveniência que ameaçam processar aqueles que roubam alimentos. O interior da cidade está faminto. Está mal alojado. Já ouvimos promessas suficientes e “espertas” da classe política. Os okupas, os pequenos ladrões, estão reivindicando direitos reais através de suas ações que não agradam à burguesia. A burguesia não hesita em nos roubar! A alienação capitalista tem levado muitas pessoas a colocar a defesa da propriedade privada acima da satisfação de necessidades básicas como alimentação e abrigo. Precisamos ficar juntos para nos ajudar mutuamente em táticas individuais de enfrentamento e, ao mesmo tempo, passar destas para respostas coletivas e organizadas contra aqueles que nos matam de fome, nos endividam, nos reprimem e arruínam nossas vidas.

Maurice Bélanger

Fonte: http://ucl-saguenay.blogspot.com/2022/10/pour-les-classes-populaires-et.html

Tradução > Liberto

agência de notícias anarquistas-ana

Mesmo um velho cavalo
é belo de manhã
sobre a neve

Matsuo Bashô