[Espanha] Lançamento “13 Caminando por el Raval. Seis recorridos libertarios”

Este livro percorre os diversos pontos que foram documentados, visitados e explicados nos percursos compreendidos entre os anos 2013 e 2019 nas definidas como Rotas Libertárias que se celebram anualmente na ocasião das festas Alternativas do Raval.

Não se trata de percursos com matizes de exotismo, vestígios nostálgicos e menos de incentivo turístico. Pelo contrário eles nos levam a reconhecer e recordar pessoas, grupos e lugares que foram protagonistas das longas lutas sustentadas para conseguir uma sociedade mais justa e solidária.

Nasceram as rotas libertárias do Raval com o propósito e o compromisso de recuperar a memória das lutas do bairro. As memórias das pessoas e organizações das quais se dotou o movimento obreiro para resistir e combater por seus direitos ao mesmo tempo que construir mundos novos.

Anarquistas ou libertários, vegetarianos, livre pensadores, partidários da ação direta, mestres, todos eles frequentando locais construídos e mantidos com o esforço dos parias. Greves de mulheres pela manutenção das subsistências, contra o aumento do preço dos aluguéis, pela jornada das 8 horas, pela liberdade dos presos. Barricadas, caixas de resistência, e sempre a repressão, muitas vezes sangrenta, com tantos presos e presas como consequência, sem que isso nunca fosse um obstáculo para continuar rebelando-se contra as injustiças.

De tudo isso fala este livro, de percursos traçados caminhando pelo bairro para descobrir em cada esquina, em cada pedra, a história da gente comum e corrente, rebelde e revolucionária que lutou toda sua vida, organizando-se diariamente para defender suas dignidades e sua liberdade, que era e é a de todas.

13 Caminando por el Raval. Seis recorridos libertarios

Páginas 148

€ 5,00

Editorial El lokal

botiga.ellokal.org

Tradução > Sol de Abril

agência de notícias anarquistas-ana

Ainda que morrendo
o canto das cigarras
nada revela!

Matsuo Bashô