Na China, 650.000 porcos em um bloco de concreto de 26 andares

Porcos em arranha-céus. A China inaugurou, em outubro, o maior chiqueiro do mundo: um bloco de concreto de 26 andares, encaixado entre fábricas na cidade de Ezhou, perto de Wuhan. 650.000 porcos podem ser empilhados lá. Em cada nível vegetarão 25.000 porcos, trancados em pequenas baias de metal totalmente automatizadas. Os animais serão transportados na torre graças a elevadores gigantescos com capacidade de 40 toneladas, sem que seus pés toquem o chão. Custo do projeto: 580 milhões de euros.

O governo chinês afirma que o maior chiqueiro do mundo tem “eficiência de trabalho, preocupação ecológica e menor custo de produção”. Quando o chiqueiro estiver totalmente operacional, ele será capaz de processar 100 mil toneladas de carne de uma só vez, com cerca de 1,2 milhão de abates por ano.

Maior consumidora de carne suína do mundo, a China imaginou esse chiqueiro de arranha-céus para reabastecer seu rebanho, dizimado nos últimos anos pela peste suína africana. Esse modelo parece destinado a crescer no país: outras quatro fazendas industriais desse tipo estão previstas em Ezhou, com capacidade total de mais de três milhões de suínos.

agência de notícias anarquistas-ana

Até o barreleiro
Já parou de gotejar –
O canto do grilo.

Nozawa Bonchô