Desde 2 a 6 de dezembro se realizará o XII Congresso da Confederação Nacional do Trabalho (CNT). Tudo se encontra preparado já na localidade de Canovelles, município obreiro da comarca do Vallès Oriental (Barcelona). Trata-se do primeiro congresso que a CNT celebra na Catalunha desde 1983.
O congresso é o máximo órgão de decisão da CNT e se prevê uma participação de mais de 290 delegados e delegadas e mais de 50 observadores que representarão 51 sindicatos de todo o país. Completarão a participação ao evento mais de 30 representações de entidades, organizações e coletivos convidados como, por exemplo, outras centrais sindicais filiadas à Confederação Internacional do Trabalho (CIT), organizações sociais, pela moradia, ecologistas, ateneus e organizações do movimento libertário.
Durante o congresso anarcossindicalista se debaterá a situação de desigualdade, pobreza e de destruição do planeta à qual nos conduz o sistema capitalista e se proporão alternativas reais que não passem pelo regime político dominante, que segue estando em mãos dos mais poderosos. Os temas mais destacados e que serão protagonistas do evento serão a ação sindical e social, o feminismo, a cultura, a ecologia, o internacionalismo e a modernização da própria CNT, que deverá adaptar-se como organização aos objetivos dos tempos que se aproximam.
Finalmente a CNT organizou umas Jornadas Culturais que começarão esta quarta-feira, 30 de novembro, com diversas conferências com palestrantes internacionais e exposições.
Secretariado Permanente do Comitê Confederal
www.cnt.es
Tradução > Sol de Abril
agência de notícias anarquistas-ana
De manhã, a brisa
encrespa o igarapé
e penteia as águas.
Anibal Beça
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!