
No dia 11 de dezembro, domingo, das 14h às 16h, a Tenda de Livros recebe a Oficina de retrato de mulheres revolucionárias em cianotipia, com Dani Léon (artista, feminista, pesquisadora e arte-educadora atuante em projetos socioculturais nas áreas de educação e saúde).
Cada participante poderá produzir 2 marca páginas no tamanho 5×15 cm ou 1 imagem no tamanho 10×15 (papel aquarela 300 gr.) com o retrato de uma mulher revolucionária. Serão 2 horas de aula prática com introdução teórica. Vamos usar a área externa da casinha da Tenda de Livros (que emoção) no bairro do Ipiranga, perto do metrô Sacomã.
Inscrições:
As inscrições vão até dia 5 de dezembro e são apenas 15 vagas.todo material está incluso na taxa de inscrição que varia entre 80 e 120 reais, de acordo com a possibilidade financeira da pessoa participante. O pagamento é via pix.
Sobre a imagem:
Caso a pessoa participante queira que seu marca página tenha uma mulher específica, deverá enviar a imagem em formato digital e alta resolução, por e-mail até o dia 5 de dezembro para produção da matriz.
Sobre o processo:
A cianotipia é um processo artesanal de impressão fotográfica do século XIX e tem esse nome porque as imagens produzidas apresentam o resultado em tons azuis. O protagonismo feminino está presente nesse processo, sendo Anna Atkins considerada a primeira mulher fotógrafa que fez uso dessa técnica para publicar o primeiro livro ilustrado fotograficamente.
Venha fazer a oficina mesmo que não tenha uma imagem. A Tenda de Livros disponibilizará imagens de mulheres anarquistas, como Maria Lacerda de Moura, Maria Antônia Soares, Margarita Ortéga Valdés e Juana Rouco Buela. Você pode levar um marca página de uma delas.
Local: Tenda de livros, Ipiranga, perto do metro Sacomã (endereço será passado às pessoas participantes)
Data: 11/12, domingo
Hora: das 14 as16 horas
Inscrições até o dia 05/12
Escolha um dos três valores: 80 reais (bom. cobrimos os custos); 100 (ótimo, dá para saldar um boleto), 120 (maravilhoso, dá para saldar dois boletos, eba)
Pagamento via pix: contato@tendadelivros.org
Após realizar o pix, manda um e-mail que passamos os detalhes.
Dani Leon nasceu e mora atualmente em São Paulo, é artista, feminista, pesquisadora e arte-educadora atuante em projetos socioculturais nas áreas de educação e saúde. Desenvolve pesquisas em processos históricos de fotografia e cultura visual latino-americana. Cursando MBA em Cultura Visual – Fotografia & Arte Latino-americana pela Universidade Católica de Pernambuco (2022). Atualmente realiza oficinas, projetos educacionais e cursos livres utilizando os processos da fotografia para trabalhar as temáticas de igualdade de gênero e saúde mental da mulher. Tem produção artística no campo experimental envolvendo o uso de tecnologias novas e antigas, processos analógicos e digitais.
Um abraço carinhoso e estou aqui disposta e disponível para tirar as suas dúvidas!
>> Em destaque imagem de Maria Lacerda de Moura produzida por Dani León, a partir de retrato de Gioconda Rizzo.
agência de notícias anarquistas-ana
nenhuma flor resta
os troncos abatidos
nenhuma floresta
Núbia Parente
Perfeito....
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!