Ante os ataques nazifascistas

Terras Capixabas – 27/11/2022.

Nós da Federação Anarquista Capixaba (FACA) vimos, através desta, prestar toda nossa solidariedade às famílias de trabalhadoras da educação e estudantes vítimas da covardia cometida pelo filhote de nazista que puxou o gatilho contra diversos inocentes. Nossa solidariedade e sentimentos às três professoras e uma estudante de 12 anos que, até o momento, foram vítimas fatais do ataque a duas escolas na cidade de Aracruz (ES), na sexta-feira (25).

As professoras Maria da Penha de Melo Banhos, 48 anos, Cybelle Passos Bezerra Lara, 45, morreram na EEEFM (Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio) Primo Bitti, onde davam aula, assim como a estudante Thais Sagrillo Zucoloto, assassinada na escola particular Centro Educacional Praia de Coqueiral. Além delas no solidarizamos com a trabalhadora Flávia Amboss Merçon Leonardo, 38, que, enquanto escrevíamos esta, estava internada em estado grave, mas que infelizmente não resistiu, além das várias outras vítimas que seguem hospitalizadas lutando por suas vidas.

Há mais de 30 anos que nós, Anarquistas Punk Capixabas, vimos denunciando e combatendo a presença de grupos fascistas aqui no Espírito Santo, com táticas de Ação Direta. Particularmente, em 1992 na cidade de Cariacica, tais grupos realizaram um encontro estadual, ocasião em que nós interferimos e fizemos o enfrentamento físico referidos fascistas. Também fomos vitimados por organizações fascistas, quando um dos nossos acabou com uma perna quebrada e recheada de platina. Até hoje o estado capixaba segue infestado por tais células fascistoides. Alguns dos nazifascistas já foram detectados em instituições bancárias e na expropriação cultural do movimento underground, com a presença de grupos musicais conectados em linha direta com nazismo do velho continente.

Ataques a vários grupos minoritários são uma constante aqui no ES, onde agem via gangues de ideologia nazista, a exemplo de muitos moto-clubes, onde se encontram em maiores números, com ramificações interestaduais e até internacional, além da presença fascista dentro do próprio Estado dito de direito, onde se aninham muitos dos sádicos da ditadura ainda vivos em atividade e chocando seus ovos cheios de ódio racista.

Seguimos na luta, combatendo o neofascismo e neonazismo, sempre na linha frente, por uma sociedade livre das amarras do sistema, onde todas e todos podem viver de forma libertária.

FEDERAÇÃO ANARQUISTA CAPIXABA – FACA

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2022/11/29/manifesto-de-fundacao-da-federacao-anarquista-capixaba-f-a-c-a/

agência de notícias anarquistas-ana

Uma borboleta
Beija uma flor murcha
Sobre a lousa fria

Edson Kenji Iura

2 responses to “Ante os ataques nazifascistas”

  1. Paulo Henrique de Oliveira

    Parabéns compas por amplificar a nossa luta contra os Facistas

  2. Iris

    força aos capixabas e a faca. morte ao fascismo!