“El teatro anarquista tras la Segunda Guerra Mundial: The Living Theatre y el Laboratório de Ensaios” é o décimo sexto título de nossa coleção Lmentales (Série Contemporâneos).
Não existem muitos estudos sobre o teatro anarquista na primeira metade do século XX, mas, todavia, é ainda mais difícil encontrar materiais sobre as iniciativas teatrais na segunda metade desse século.
Por isso, esse trabalho de Claudia Tolentino Gonçalves Felipe tem um valor especial: explora um caminho nada conhecido para dar visibilidade as iniciativas teatrais que são genuinamente interessantes por sua radical oposição a cultura oficial. Apesar do interesse despertado pelas décadas marcadas pela contracultura, tem se estudado somente o peso do teatro libertário na experimentação dramática. Por isso acreditamos que este estudo é um grão de areia para conhecer estas interessantes manifestações da cultura libertária:
Primeiro a chegada do cinema, depois, a colonização dos lugares do mundo através da televisão tem suposto, ao menos nisso que chamamos de Ocidente, na diminuição de importância do teatro como espetáculo público. No entanto, durante boa parte do século XX, as coisas eram diferentes: o teatro era um dos espetáculos públicos de maior relevância social. A análise do teatro pode nos ajudara a entender a cultura de um país, seus conflitos, seus anseios, sua diversidade, etc. Na realidade, como bem sabem as leitoras e leitores que falar de cultura em singular é uma simplificação que não podemos nos permitir: é preciso falar de culturas e, dentro dessa pluralidade, este livreto mergulha na cultura operária e revolucionária para traçar um mapa do teatro anarquista. Suas propostas são um valente desafio à arte e cultura burguesas com uma audácia fora do comum que as instituições acadêmicas, como é normal dada a natureza de tais instituições, se encarregaram de silenciar. Para remediar esse esquecimento voluntário, este texto, além de traçarmos as principais linhas do teatro libertário, nos ajudará a conhecer projetos como The Living Theatre ou o Laboratório de Ensaios que semearam o campo dramatúrgico da segunda metade do século XX com propostas de uma potencialidade enorme.
Ano de publicação: 2022
Autor / es: Claudia Tolentino Gonçalves Felipe
Editorial: La Neurosis o Las Barricadas Ed.
Páginas: 84
Tamanho do livro: 15×12,5 cm.
Preço: 5 Euros
Web: https://www.laneurosis.net/
Tradução > 1984
agência de notícias anarquistas-ana
gota na água
faz um furinho como
prego na tábua
Carlos Seabra
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!