“As associações de classe estão bem instaladas e funcionam em locais adequados. O elemento estrangeiro é nulo. Pois bem: esse operariado retintamente nacional denota mais consciência e mais entusiasmo que o próprio operariado estrangeiro de São Paulo“.
— Mais um trecho de “Memórias De Um Exilado”, de Everardo Dias, onde o autor desconstrói a falsa ideia de que o movimento sindical brasileiro era constituído majoritariamente por trabalhadores estrangeiros, ao retratar a sua passagem pelos meios operários de Recife.
Recordamos que o Núcleo de Estudos Libertários Carlo Aldegheri (NELCA) recentemente publicou o livro ‘Memórias De Um Exilado’ de Everardo Dias, formato 14 x 21 cm, 136 páginas, lançado originalmente em 1920. Além do texto original, o livro contém uma biografia sobre a vida do autor + 6 textos em anexo, que foram publicados em periódicos de época.
Preço 40 reais, já incluindo as despesas postais. Após efetuar o pagamento, nos informar para qual endereço (com CEP) o livro deve ser enviado.
Pagamento pelo pix: nelca@riseup.net
# A venda desses livros ajuda na manutenção do espaço da Biblioteca Carlo Aldegheri no Guarujá/SP. Colabore adquirindo os livros e/ou compartilhando essa postagem!
agência de notícias anarquistas-ana
Regato tranqüilo:
uma libélula chega
e mergulha os pés.
Anibal Beça
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!