Uma placa comemorativa descoberta neste domingo (12/03) em uma rua de Sants, em Barcelona, recorda o sindicalista Francesc Comas “Paronas”, assassinado faz 100 anos juntamente com Salvador Seguí, conhecido como “el Noi del Sucre”.
Familiares, historiadores e representantes de entidades do bairro de Sants-La Bordeta participaram neste domingo no ato de homenagem a este sindicalista, que historicamente ficou à sombra de Seguí, uma das principais figuras da CNT.
Ao meio dia, colocaram uma placa onde nasceu, no número 85 da rua Constitución, e pela tarde o homenagearam no Cemitério de Sants.
Francesc Comas, conhecido como “Paronas” (Barcelona, 1896 – 1923), foi um anarcossindicalista, representante dos vidreiros de Barcelona na CNT.
Ficou ferido no assassinato de Salvador Seguí, perpetrado pela organização anticomunista Sindicats Liures em 10 de março de 1923, e faleceu três dias depois no Hospital Clínic.
Tradução > Sol de Abril
agência de notícias anarquistas-ana
Sobe a piracema…
A continuidade da vida
na contramão.
Teruko Oda
ESTIMADAS, NA MINHA COMPREENSÃO A QUASE TOTALIDADE DO TEXTO ESTÁ MUITO BEM REDIGIDA, DESTACANDO-SE OS ASPECTOS CARACTERIZADORES DOS PRINCÍPIOS GERAIS…
caralho... que porrada esse texto!
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…