Em 8 de dezembro de 2022, Jorge Esquivel, membro da comunidade punk e participante ativo da Okupa Che, um espaço que há mais de 20 anos acolhe vários projetos de trabalho autogerido, bem como um importante ponto de encontro para várias organizações, coletivos e comunidades organizadas em nível nacional e internacional, foi preso nas proximidades da Cidade Universitária.
Jorge foi acusado de “tráfico de drogas” desde sua primeira prisão em 2016, na qual foi violentamente sujeito a detenção arbitrária por policiais vestidos com roupas civis, como parte de um esquema que procurava fabricar acusações contra ele para atacar a Okupa Che e justificar seu despejo aos olhos da opinião pública.
A Procuradoria Geral da Cidade do México não conseguiu provar estas acusações, pois não dispõe de provas suficientes. No entanto, eles o mantêm como refém sob as mesmas acusações como parte de uma série de ataques contra a Okupa pelo governo da Cidade do México e pelo gabinete do reitor da universidade.
O esquema contra Jorge não é apenas legal. A mídia de massa tem feito sua parte, publicando artigos ligando Jorge e Okupa Che ao crime organizado. Enquanto isso, a perseguição policial do Espaço continua, já que elementos do Ministério Público têm sido vistos pendurados em torno da Okupa.
Durante o mês de abril haverá duas audiências do processo legal, portanto, convidamos indivíduos, coletivos e organizações para uma JORNADA INTERNACIONAL PELA LIBERDADE DE YORCH E EM SOLIDARIEDADE COM A OKUPA CHE, de 20 a 29 de abril, durante o qual a solidariedade será expressa a partir de diferentes territórios e de diferentes maneiras. Algumas ideias de ações que podem ser realizadas são fóruns informativos sobre a situação de Jorge, sessões de redação de cartas, manifestações nas embaixadas ou representações mexicanas, atividades culturais, grafite, etc.
Se você estiver interessado em organizar um evento em sua área, entre em contato com cna.mex@gmail.com
Que a imaginação seja nossa arma contra o confinamento!
Que a solidariedade rompa fronteiras e muros!
Liberdade para todxs! Yorch Livre!
Abaixo os muros das prisões!
Tradução > Liberto
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
sol poente
numa ruela
menino corre das sombras
Rod Willmot
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!