
Já temos disponível o segundo livro da coleção “Libre Pensamiento”, coeditado entre Catarata e CGT. Trata-se de “El caso Scala. Y otras leyendas del anarcosindicalismo en la transición”, escrito por Héctor González, historiador, sindicalista da CSI asturiana e membro do conselho de redação da revista.
O caso Scala. E outras legendas do anarco sindicalismo na transição
O livro estuda o papel da memória coletiva no desenvolvimento da CNT e da CGT desde a transição até nossos dias e em seguida analisa de forma crítica três mitos do anarcossindicalismo mais recente: o papel da CNT na transição, a montagem policial conhecida como o caso Scala e o papel dos infiltrados policiais no movimento libertário.
Todos estes temas são de atualidade e muito relevantes para refletir sobre a ação sindical e social da CGT.
Héctor González é um dos seis sindicalistas da CNT condenados a três anos e meio de cárcere pelo caso da confeitaria La Suiza. Como as outras suas companheiras, estão aguardando uma última decisão judicial iminente que muito possivelmente suponha sua entrada na prisão.
>> Aqui podes ver o vídeo de Rojo y Negro TV sobre este caso de perseguição ao sindicalismo de classe:
https://www.youtube.com/watch?v=Gv59iyuoPD8
Fonte: CGT Comunicação
agência de notícias anarquistas-ana
vento muda
ares de chuva
tua chegada
Camila Jabur
Viva a revolução espanhola e viva a anarquia!
bom texto!
posição lúcida. organização anarquista com marca registrada? pedindo ação do estado contra trabalhadores? opa, pera lá caceta!
Comunistas, Capitalistas e Anarquistas e a servidão voluntária. Mas... A hora mais escura é logo antes do amanhecer. (Provérbio árabe)
História sensacional! Desconhecia completamente essas informações.