[Espanha] Vários detidos e um ferido na repressão policial a ativistas na feira de armas de Madri

O protesto pacífico foi rapidamente reprimido pela Polícia Nacional em frente ao ponto de encontro da indústria global de armas. Uma manifestante sofreu um ferimento grave em seu dedo quando um policial retirou uma faixa.

Esta manhã (18/05), a Polícia Nacional levou vários ativistas antimilitaristas para a delegacia de polícia durante um protesto pacífico na feira de armas em Madri. Além disso, uma mulher foi ferida com gravidade em um dedo quando um policial arrancou a faixa que ela carregava. O protesto, que estava completamente calmo, estava ocorrendo normalmente, mas não durou muito tempo devido à intervenção abrupta de várias vans da polícia.

“A guerra começa aqui, vamos pará-la aqui” e “senhores da guerra não são bem-vindos” foram alguns dos gritos que cerca de vinte ativistas lançaram ao ar enquanto a polícia os imobilizava e identificava nos portões da Feira de Madri (IFEMA). Lá, de quarta a sexta-feira, está sendo realizada a Feira Internacional de Defesa e Segurança da Espanha (FEINDEF).

Essa feira de armas consiste em 40.000 m2 de espaço de exposição, onde os mais de 450 expositores poderão vender às mais de 100 delegações estrangeiras as melhores maneiras de matar sem sujar as mãos, invadir países, conter migrantes no limite de suas fronteiras e até mesmo sistemas de espionagem que são tão bons para escutar um terrorista quanto para escutar um político catalão. Dezenas de contratos serão assinados entre governos e senhores da guerra para que a indústria de armas em expansão aumente os números recordes do ano passado.

Durante o breve protesto, os ativistas tentaram ficar na rotatória em frente ao IFEMA com duas faixas de protesto. Mas duas vans da Polícia Nacional os impediram de fazer isso logo após ocuparem o espaço. “Foi tudo muito rápido. Eles expulsaram a imprensa com truculência”, explica um dos fotógrafos que estava tentando registrar a intervenção policial. Por enquanto, os ativistas estão sendo detidos pelos policiais e é provável que sejam levados sob custódia.

Ao meio-dia de quinta-feira, 18 pessoas ainda estavam detidas na Delegacia de Polícia Integral do Distrito de Hortaleza da Polícia Nacional. As pessoas que estão sendo identificadas afirmam que haverá quatro propostas de sanções e que um policial relatou ter sofrido ferimentos durante o protesto.

>> Mais fotos: https://www.elsaltodiario.com/violencia-policial/varios-detenidos-una-herida-actuacion-policial-activistas-feria-armas-madrid

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2023/04/28/espanha-feindef-uma-feira-de-armas-em-tempos-de-guerra/

agência de notícias anarquistas-ana

uma pétala caída
que torna a seu ramo
ah! é uma borboleta

Arakida Moritake