A importância deste abaixo-assinado
COMITÊ ORESTE RISTORI
CELEBRAÇÕES DO 80° ANIVERSÁRIO DO FUZILAMENTO
UM MONUMENTO PARA ORESTE RISTORI PARA A MEMÓRIA, O ANTIFASCISMO, A JUSTIÇA, A LIBERDADE
Às associações antifascistas, culturais, às Casas do Povo, aos círculos ARCI, aos comitês de luta, ao mundo do trabalho, aos cidadãos, aos livres pensadores.
O nascente Comitê Oreste Ristori de Empoli, promovido pelo Centro de Estudos Libertários Pietro Gori, pelo Arquivo Histórico Oreste Ristori de Empoli, pelo Arquivo Histórico da Biblioteca Franco Serantini de Pisa, da ARCI ATEA de Empoli, pela FAI Federação Anarquista Empolese e do Valdelsa, a Liga dos Cavadores, pelo Centro Filippo Buonarrotio Toscana, Maurizio Brotini CGIL Toscana, apela a todos os sinceros antifascistas, aos amantes da liberdade, a aderirem e apoiarem a iniciativa proposta pelo comitê: pela colocação de um monumento, um documento em pedra (estela) em um lugar ainda por definir, como indicativos a praça Oreste Ristori ou o Largo da Resistência, em honra ao nosso concidadão O. Ristori no 80º aniversário de sua morte.
Em 25 de julho de 1943 com a notícia da queda de Mussolini e do fascismo, criou-se em Empoli um clima de entusiasmo, de festa e manifestações espontâneas. Apesar da proclamação do rei que incitava todos a retomarem a seus postos de responsabilidade e de trabalho, os operários e os cidadãos abandonarão seus lugares e se reuniram no centro da cidade. Oreste Ristori, retornado do exílio depois da prisão e do confinamento após a revolução espanhola, fez em Empoli um comício de improviso que o levou à detenção e à sua condenação pelo tribunal de Florença a 45 dias de cárcere por injúria e por ter instigado a luta de classe. Em Florença, em 1 de dezembro de 1943 os gappistas justiçaram o perseguidor tenente-coronel Gino Gobbi. Por represália, os fascistas retiraram do cárcere 5 presos políticos, dentre os quais O. Ristori, e os fuzilaram na manhã de 2 de dezembro no parque das Cascine. Encontrou, assim, seu fim, o nosso concidadão anarquista O. Ristori, vítima autêntica das perseguições da burguesia italiana desde 1898, mantido em confinamento durante muitos anos, encarcerado e torturado, perseguido pela polícia durante toda sua vida feita de militância e de dedicação a favor dos oprimidos, da paz, da igualdade e da justiça social.
Contra todas as tentativas de revisionismo histórico a que estamos assistindo também no passado, mas ainda mais hoje em dia com, no governo, uma companhia de fascistas declarados que não perde a ocasião para ultrajar e insultar a resistência, as lutas e a história do movimento operário, propondo lógicas dos anos 20 com o retorno de conceitos racistas, étnicos, sexistas, discriminatórios contra as minorias e contra todas as liberdades e contra as mulheres. Portanto, de frente a uma política agressiva contra o mundo do trabalho, e das classes subalternas, com autoritarismo e lógicas de dominação exclusivas e defensoras da guerra, com um intolerável controle da informação que, com justa razão, podemos considerar como não livre.
Consideramos que seja ainda mais importante neste período divulgar, defender a verdade histórica e transmitir a todos, sobretudo às novas gerações, os ideais, os valores de justiça, igualdade, de liberdade, os exemplos de vida, o antifascismo dos intrépidos militantes como o foram O. Ristori, e muitos outros: apóstolos de um mundo libertado.
O comitê vos convida a aderir, a fazer parte, se possível também com um empenho pessoal, e na medida em que considerem oportuna, também, uma Vossa, mesmo que mínima, contribuição para apoiar o custo do monumento, ou colocar somente uma assinatura em prol da requisição à administração municipal para obter a permissão da colocação do monumento, e um eventual patrocínio. Em seguida daremos detalhes mais claros sobre a manufatura e a epígrafe em uma reunião aberta a todos para decidir juntos também as iniciativas a tomar. Não podem fazer parte do comitê partidos políticos, mas somente expoentes individuais dos mesmos, a título pessoal.
Agradecendo-os antecipadamente,
Para o Comitê Oreste Ristori
Becherini, Paolo / Luigi Proietti
>> Apoie aqui:
https://www.change.org/p/sosteneteci-per-la-richiesta-di-un-monumento-per-oreste-ristori-a-empoli?
Tradução > Carlo Romani
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
Sabiá no galho —
O vento sobe na árvore
para ver o canto
Teresa Cristina
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!