Livro do anarquista brasileiro Carlo Romani é lançado na Itália

livro-do-anarquista-brasileiro-c-1

[Aconteceu no dia 24 de abril, no Cenáculo dos Agostinianos, em Empoli, durante o encontro “70º Aniversário da Resistência e da Libertação 1945-2015”, a apresentação do livro sobre o anarquista Oreste Ristori, com a presença do companheiro e autor da obra Carlo Romani. O livro publicado no Brasil em 2002 foi traduzido e recém-lançado na Itália, pela editora BFS (Biblioteca Franco Serantini). A seguir, reproduzimos o chamado do evento.]

Conclui-se um percurso de valorização da figura do empolese Oreste Ristori com a apresentação do livro Oreste Ristori: vita avventurosa di un anarchico tra Toscana e Sudamerica de Carlo Romani (professor de História Contemporânea na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), no qual emerge a densidade do personagem no contexto mais amplo da emigração para a América Latina de anarquistas e comunistas italianos, e de toscanos em particular, entre o fim dos Oitocentos e as primeiras décadas dos Novecentos.

A BFS edições organizou a atualização e a tradução do português da obra original, publicada em São Paulo em 2002.

O livro, recém-saído da impressão, será apresentado também em Empoli na noite do próximo dia 24 de abril, às 21h30, no Cenáculo do Convento dos Agostinianos, com a presença extraordinária do autor. Intervirão, após as saudações da Administração Comunal, o professor Giorgio Sacchetti da Universidade de Padova, Franco Bertolucci da Biblioteca Franco Serantini edições e Maurizio Brotini da CGIL regional.

Na web é disponível uma seção dedicada a Oreste Ristori (oresteristori.it) realizada pelo Arquivo Histórico comunal de Empoli.

BFS (Biblioteca Franco Serantini)bfs.it/edizioni

agência de notícias anarquistas-ana

meio dia
dormem ao sol
menino e melancias

Alice Ruiz