[Reino Unido] Caros grandes bancos: Você pode enfiar seus logotipos de arco-íris na bunda

01/07/2023

Agora está além do clichê ver uma parede de logotipos corporativos do arco-íris quando o mês do Orgulho começa. Muitos desses logotipos pertencem a algumas das piores e mais antiéticas empresas atualmente em operação, com uma lista de abusos dos direitos dos trabalhadores ao longo do seu braço, destruição ambiental imensurável e histórias de belicismo. Essas corporações repulsivas sequestram um movimento de libertação como seu próprio veículo de propaganda e, ao fazê-lo, consequentemente subsumem qualquer caráter político por meio de sua comercialização.

O pior é que essas corporações são ativamente convidadas para os nossos espaços por sugadores corporativos. Há eventos LGBTQ em que um pequeno número de organizadores de eventos aceita antidemocraticamente o dinheiro do patrocínio de empresas como a Shell e o HSBC. Isso veio à tona quando o British LGBT Awards anunciou Shell, BP, HSBC, Santander e Macquarie Capital, entre outros nomes sombrios, como seus patrocinadores para 2023 e provocou oposição em massa e protestos, com muitos indicados, incluindo Joe Lycett, retirando-se dos prêmios.

Ajudei a organizar uma cerimônia de premiação alternativa fora do local como parte do Fossil Free Pride ao lado do grupo climático Tipping Point, com apresentações impressionantes de drag, música e palestrantes de grupos comunitários da linha de frente como Glencore Resist, Stop EACOP, Stop Rosebank, West Cumbria Coal Mine Action e Stop the Silvertown Tunnel. Sentimos que tínhamos que mostrar que existe uma alternativa a esta versão corporativa do movimento LGBTQ. É claro que um protesto popular alegre e unido nas ruas, solidário com o Sul Global, foi um momento muito melhor do que qualquer pesadelo corporativo que pudesse estar acontecendo dentro do British LGBT Awards. Embora eu pudesse ter organizado uma cerimônia de premiação no meu galpão e teria sido melhor do que algum festival de celebridades com a Shell e a BP – e eu também não teria cobrado £ 800 por ingresso.

Todos sabemos agora que essas empresas são responsáveis por saquear e saquear terras, destruir grandes ecossistemas e violência militar. A Shell sabia sobre os danos ambientais globais dos combustíveis fósseis na década de 1980, mas ocultou ativamente essas informações do público. A BP pressionou o governo britânico a invadir o Irã em 1953 e o Iraque em 2003 e agora se gaba flagrantemente de seus contratos com campos de petróleo iraquianos. Em 2022, a Shell registrou lucros de £ 32,2 bilhões e a BP registrou lucros de £ 23 bilhões. O HSBC investiu US $ 144 bilhões na indústria de combustíveis fósseis desde 2016 e o Santander investiu US $ 51 bilhões no mesmo período. A Macquarie Capital é um dos membros do Consórcio Riverlinx, que detém o contrato para o Silvertown Tunnel, um projeto de 2,2 bilhões de libras em Londres que aumentará a poluição e as emissões de gases locais. Para esses tipos de empresas, ser anunciado no British LGBT Awards representa uma derrota para a comunidade LGBTQ e para todos com quem nos solidarizamos internacionalmente.

Isso não é apenas um problema com o British LGBT Awards, muitos Prides do Reino Unido ainda estão aceitando patrocínios de bancos que financiam projetos de combustíveis fósseis no valor de bilhões. Ao se anunciarem nesses espaços, as empresas de combustíveis fósseis e os financiadores ganham licença social para continuar suas atividades destrutivas. Eu e um grupo de outros organizadores de base lançamos o Compromisso do Orgulho Fóssil Livre. O que exige que a Prides se comprometa a não patrocinar empresas de combustíveis fósseis ou os bancos que as financiam, com 10 Prides até agora assinando o Compromisso e grupos locais fazendo campanhas ativas em todo o país. No entanto, muitos continuam a ter acordos de patrocínio com empresas como o Barclays, que são os maiores investidores de combustíveis fósseis da Europa. O boicote desses bancos os pressiona a mudar seus investimentos e, sem esses financiadores imprudentes, novos projetos de combustíveis fósseis seriam interrompidos.

Esse tipo de bagunça seria completamente inimaginável no início do movimento LGBTQ. Nosso movimento tem sido historicamente forte em se recusar a aceitar sistemas que nos prejudicam e nos dominam. Agora, na esfera dominante, nosso movimento tornou-se irreconhecível para o movimento de libertação dinâmico e inspirador que já foi. Quando os Orgulhos abraçam corporações e silenciam pessoas queer comuns, eles não podem reivindicar representar significativamente qualquer coisa sobre o movimento de libertação queer ou qualquer pessoa nele. O mínimo absoluto que devemos exigir é que o Orgulho seja para queers, não para corporações multinacionais vorazes.

A boa notícia é que podemos ter eventos libertadores de orgulho gay anticapitalista sem ter que gastar muito dinheiro. Não custa muito marchar ao lado de outras lutas, participar de um piquete para trabalhadores precários, interromper os escritórios da BP ou da Shell por meio de manifestações ou compartilhar habilidades e conhecimentos para nossa libertação. Custa muito menos demonstrar fora dos escritórios de políticos transfóbicos do que contratar um artista famoso. Dê a todos que vierem ao Pride uma cópia de Beautiful Trouble [referência ao livro Beautiful Trouble: A⁠Toolbox for Revolution, organizado por Andrew Boyd] com sua primeira bebida. Nosso movimento tem uma rica história de utilizar essas e ainda mais táticas revolucionárias para recuperar algum grau de poder do capitalismo.

Esse é um Orgulho do qual você também pode se sentir orgulhoso. Jovens queer vão ao Orgulho e observam pessoas como eles dizendo sem remorso que este mundo não é bom o suficiente para eles, e que todos nós temos o poder em nós mesmos para mudá-lo. Em contraste, o movimento LGBTQ de hoje diz que devemos amar quem somos, mas com a ressalva de que não podemos deixar nossos patrocinadores corporativos muito desconfortáveis. Há mais vergonha e conservadorismo do que orgulho nessa mensagem, e é o único movimento LGBTQ que muitos jovens queer já conheceram.

Ainda há muito tempo para festas queer também, e você sabe que as festas organizadas por grupos de base de esquerda são muito mais divertidas e sexy. O movimento LGBTQ não pode ser apenas uma rotina social. Não festejamos juntos para celebrar a liberdade, a verdade é que a maioria de nós é secreta e desesperadamente não livre de muitas maneiras.

Em um momento de insegurança global, aumento das temperaturas, crescimento dos movimentos conservadores e de extrema-direita e precariedade econômica, precisamos de um forte movimento LGBTQ que possa lutar contra ataques, unir lutas e cortar a psicologia conservadora de massa. É impossível ter o movimento que precisamos se estamos aceitando empresas como Shell, BP, HSBC, Santander e Macquarie Capital em nossos espaços. Em vez disso, precisamos abandonar esses patrocinadores, deixar inequivocamente claro que não aceitamos suas atividades e trabalhar para intervir na violência que eles causam.

Caverna de Steff

Fonte: https://freedomnews.org.uk/2023/07/01/dear-big-banks-you-can-shove-your-rainbow-logos-up-your-arse/

Tradução > abobrinha

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2023/06/23/reino-unido-o-capitalismo-arco-iris-nunca-nos-salvara/

agência de notícias anarquistas-ana

Borboleta!
Pousou na minha mão
me viu e voou.

Renata