Encontro internacional de anarquistas começa na Suíça

O evento inclui palestras, seminários e uma feira de livros

Um encontro de cinco dias de anarquistas de todo o mundo começou na cidade de St. Imier, no oeste da Suíça, local de nascimento do movimento anarquista.

Centenas de participantes chegaram à pequena cidade na quarta-feira, e os organizadores esperam milhares até domingo. O encontro marca o 150º aniversário do Congresso de St-Imier que, em 1872, viu a fundação do movimento Internacional Anti-Autoritário.

O encontro de anarquistas inclui 268 palestras e oficinas, 48 concertos, 42 projeções, 11 apresentações teatrais, sete exposições e uma feira de livros, de acordo com a associação “150 Years Saint-Imier Congress”.

Os participantes são convidados a refletir juntos sobre os desenvolvimentos políticos e sociais e a contribuição dos anarquistas para mais de 150 anos de história.

“A anarquia não é o caos e a falta de ordem, mas o oposto: ela defende uma abordagem antiautoritária e uma organização pessoal e social que promove a emancipação de todos os seres humanos”, diz o site st-imier.org.

De acordo com o Dicionário Histórico da Suíça, o anarquismo é uma doutrina e um movimento político que defende uma reorganização da sociedade baseada na liberdade e na autonomia dos indivíduos, livremente associados em comunidades federadas de produtores em escala local, regional e internacional. O anarquismo pressupõe a coletivização dos meios de produção e, ao contrário do marxismo e do socialismo, o desaparecimento do Estado.

Na Suíça, o primeiro grupo de tendências anarquistas surgiu na Fédération jurassienne da Primeira Internacional Socialista, sob a influência de Michail Bakunin e outros expoentes, como James Guillaume e Adhémar Schwitzguébel.

Fonte: https://www.swissinfo.ch/eng/international-anarchist-gathering-gets-under-way-in-switzerland/48673052

agência de notícias anarquistas-ana

no filme mudo
uma ave que eu cria extinta
está cantando

LeRoy Gorman