Mais um ano, as festas de Santander são manchadas de sangue todos os dias, devido aos vergonhosos atos de tortura que ocorrem na Plaza de Toros. Esses “espetáculos” são mantidos, como mostram muitos dados, unicamente pelo dinheiro público que é continuamente injetado neles. Sem esse fato, o setor de touradas estaria afundado e há muitos dados e evidências que mostram que essas tradições sanguinárias geram cada vez mais rejeição social.
Nesse sentido, de acordo com os dados estatísticos da AVATMA, a Associação de Veterinários Abolicionistas de Touradas, fornecidos pelo Ministério da Cultura (2019), as celebrações de touradas estão caindo 73,4% desde 2007. Por outro lado, 77,5% das celebrações de touradas estão concentradas em apenas quatro comunidades autônomas (Andaluzia, Castilla y León, Castilla la Mancha e a Comunidade de Madri). Além disso, 78% dos espanhóis são contra os subsídios para as touradas, subsídios que vêm da Política Agrícola Comum (PAC), do Ministério da Cultura, do Ministério da Agricultura, dos Conselhos Regionais e também dos Conselhos Municipais. Portanto, esses espetáculos de tortura continuam vivos porque algumas instituições insistem em continuar subsidiando esses eventos.
Finalmente, entre os jovens, 84% não sentem orgulho de viver em um país onde a tourada é uma tradição.
As touradas estão em declínio, esse fato é indiscutível. E, apesar disso, é escandaloso que alguns governos e prefeituras, como a Prefeitura de Santander, estejam tentando dar vida a ela. Assim, no ano passado, já vimos um grande aumento na promoção dessa semana de atos sanguinários e, neste ano, o esforço para promovê-los parece ter sido ainda maior.
Em resposta à vergonhosa campanha de eventos tauromáquicos que começa esta semana durante as festas de Santander, mas que provavelmente também continuará em outros lugares habituais da Cantábria, como Santoña e Ampuero, pedimos à sociedade cantábrica que mostre sua rejeição.
Nesse sentido, o coletivo “Cantabria Contra as Touradas” pede que você se junte à manifestação que convocamos para a próxima terça-feira, 25 de julho, a partir das 17h, em frente à Plaza de las Torturas em Santander (Plaza de Touros).
Por uma Cantábria contra as touradas, por um mundo contra as touradas,
abolição das touradas!!!
Em Santander, 22 de julho de 2023.
Fonte: https://www.briega.org/es/noticias/por-fin-tauromaquia
agência de notícias anarquistas-ana
Solidão no inverno
o velho aquece as mãos
com as próprias mãos
Eunice Arruda
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!