A história singular de uma sociedade agrícola autogerida e anticapitalista fundada em 1982 por libertários alemães no coração da Itália. Que conclusões podem ser tiradas dessa utopia comunitária quando posta à prova no mundo real?
Localizada na Úmbria, a denominada Piaggia se parece com qualquer outra fazenda da região. No entanto, não é o italiano que ressoa em seus campos, mas o alemão. Em 1982, um grupo de intelectuais de esquerda deixou a Alemanha Ocidental e se estabeleceu nas colinas da Úmbria. Lá, eles fundaram uma sociedade autogerida e anticapitalista, chamando seu experimento social de “Utopiaggia”. No entanto, o projeto enfrentou vários problemas práticos, financeiros e de relacionamento, e muitos dos habitantes abandonaram gradualmente a propriedade. Embora menos ativa do que era, a comunidade ainda existe hoje, e alguns dos filhos dos “piaggistas”, que são apegados ao lugar e ao seu espírito, retornam regularmente. Como você resumiria esse empreendimento? Quais projetos foram concluídos, quais ambições foram frustradas? E o que o futuro reserva para essa comunidade?
Utopiaggia – Um sonho de liberdade na Itália
Duração: 51 min
Direção: Denise Jacobs
País: Alemanha
Ano: 2023
agência de notícias anarquistas-ana
alta madrugada,
vaga-lumes no jardim
brincam de ciranda
Zemaria Pinto
caralho... que porrada esse texto!
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…
Só uma ressalva: criar bolhas de consumismo (que foi o que de fato houve durante os governos Lula), como estrategia…