
Na sexta-feira passada, um numeroso grupo de pessoas participou do passeio libertário pelas ruas de Zamora. Guiados pelo professor zamorano Carlos Coca, autor de vários estudos e livros sobre a temática, os participantes passearam pelos lugares onde o anarquismo histórico deixou sua marca na cidade, escutando atentamente suas explicações.
Poetas, artistas, escritores, jornalistas, judeus, obreiros, professores, ou destacados anarcossindicalistas dos anos 30 e a Transição foram biografados, recuperando suas histórias e vivências. Durante o passeio chegou-se até os lares dos protagonistas, as sedes sindicais históricas da CNT-AIT na cidade, cenários, monumentos e lugares de interesse social.
Pessoas ainda hoje muito reconhecidas na cidade, ou que começam a ser estudadas, como: Pepe Durán, Jacinto Toryho, Rosa Zimmerman, León Felipe, Agustín García Calvo, Diego Hernández, Miguel Fernández Expósito, Amparo Barayón, José Justo Bruña, os anarquistas de Sanabria, Losacio e Villalpando, Iliá Ehrenburg, ou a família Lobo, foram explicados pelo professor zamorano ou diretamente por seus familiares, vários também participantes na rota. Em uma atividade muito emocionante e didática que poderia ter excelentes resultados turísticos observando o interesse despertado. Ao ato foram pessoas de diferentes localidades e turistas.
É a terceira vez que se realiza este encontro cultural de maneira formal, que também desta vez serviu para apresentar um livro de recente edição sobre o tema: “Quiseram mudar tudo: literatos, libertários e outros periféricos por Zamora”.
A atividade foi organizada dentro dos atos do XV Encontro do Livro Anarquista de Salamanca, que elaborou a feira este fim de semana na cidade vizinha.
Ao final do ato, junto ao monumento do bairro de Olivares a seus moradores represaliados, o cantautor Buterflai – mais uma edição – recitou energicamente várias das estrofes de uma de suas canções preferidas, e foi lida uma emocionante carta que o poeta Federico García Lorca dirigiu a seus pais.
Fonte: https://www.zamora24horas.com/cultura/exito-passeio-libertário-por-zamora_15086962_102.html
Tradução > Sol de Abril
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
sementes de algodão
agora são de vento
as minhas mãos
Nenpuku Sato
Perfeito....
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!