EM 14 DE JULHO DE 2023, O PRIMEIRO-MINISTRO INDIANO DE EXTREMA DIREITA, NARENDRA MODI, FOI O CONVIDADO DE HONRA NO DESFILE DO DIA DA BASTILHA, EM PARIS. O PRESIDENTE MACRON DESCREVEU MODI COMO “UM GRANDE AMIGO” E CONDECOROU-O COM A LEGIÃO DE HONRA DURANTE A SUA VISITA. NOVAMENTE, NESTE DOMINGO, 10 DE SETEMBRO, MACRON PUBLICA UMA FOTO DE UM ABRAÇO COM O CHEFE DO GOVERNO INDIANO ACOMPANHADA DO TEXTO: “O MUNDO É UMA FAMÍLIA”.
ALGUNS LEMBRETES:
- Modi lidera a Índia desde 2014. Seu partido é o Bharatiya Janata Party (BJP), um movimento hindu ultranacionalista inspirado no fascismo europeu. Seus fundadores são admiradores de Mussolini e Hitler. O plano do BJP é tornar a Índia um território “puramente” hindu, sem minorias.
- Em 2002, Modi estava à frente da província de Gujarat. Ele acusou os muçulmanos de serem responsáveis por um desastre ferroviário, o que provocou pogroms antimuçulmanos que deixaram mais de 2.000 pessoas mortas.
- Desde que ele assumiu o cargo em 2014, os linchamentos de muçulmanos têm se tornado cada vez mais frequentes. O BJP apela regularmente para a violência contra os muçulmanos nas redes sociais. Recentemente, um vídeo causou um escândalo nas redes, mostrando uma professora hindu pedindo a seus alunos que batessem em seus colegas muçulmanos.
- No estado de Assam, Modi está construindo um acampamento para abrigar “migrantes ilegais” que foram destituídos de sua cidadania indiana por suspeita de terem vindo de Bangladesh. Em 2019, a Suprema Corte da Índia publicou uma lista de 1,9 milhão de pessoas abruptamente privadas de sua nacionalidade e de todos os seus direitos.
- Partidos de direita e de extrema direita na Europa, incluindo o flamengo Vlaams Belang, fizeram recentemente viagens de estudo à Índia.
- No plano social, Modi está implementando uma política neoliberal que é hostil aos direitos dos trabalhadores. Os sindicalistas estão sendo severamente reprimidos, e os contrapoderes estão sendo atacados. O primeiro-ministro indiano desmantelou leis que protegem os trabalhadores, o meio ambiente e as comunidades marginalizadas.
- Este ano, o governo indiano alterou uma lei que protegia as árvores, facilitando o desmatamento. Um quarto das florestas da Índia está ameaçado.
- A repressão e a violência do Estado contra a sociedade civil, jornalistas, advogados e sindicalistas continuaram a crescer. A Anistia Internacional teve até mesmo que deixar o país.
- A Índia ocupa a 160ª posição entre 180 países no Índice Mundial de Liberdade de Imprensa de 2023.
A humanidade pode ser uma grande família. Mas a amizade exagerada entre Macron e Modi mostra, acima de tudo, que a extrema direita em todos os países sabe como reconhecer os seus e colaborar. Perseguição islamofóbica, autoritarismo, violência social e destruição da natureza: tudo para agradar o governo francês.
Fonte: https://contre-attaque.net/2023/09/10/modi-macron-lextreme-droite-est-une-seule-famille/
agência de notícias anarquistas-ana
Na poça d’água
o gato lambe
a gota de lua.
Yeda Prates Bernis
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!