Os estudos sobre o anarquismo argentino se concentram quase que exclusivamente nas lutas que ocorreram no Rio da Prata, eclipsando as de outras regiões argentinas.
Propomos resgatar a experiência das lutas e greves ocorridas no norte da Argentina no início do século XX, durante a construção da linha ferroviária de Huaitiquina, hoje conhecida como Tren a las nubes (Trem para as Nuvens).
Essa obra envolveu um universo cosmopolita de trabalhadores, muitos deles anarquistas, que denunciaram a exploração que sofriam.
O descontentamento dos trabalhadores levou à formação do sindicato dos trabalhadores da construção civil de Salta-Chile.
Para reconstruir esses eventos, as diferentes crônicas que os próprios trabalhadores enviaram daquele lugar desolado foram de vital importância.
A partir desses testemunhos, pretendemos manter viva a memória de suas lutas na Cordilheira dos Andes.
Será apresentado no sábado, 28/10/2023, a partir das 18 horas, em Finochitto e Anchoris, Cidade de Buenos Aires.
Na mesma ocasião, serão apresentados os livros de Santiago Lapine: “Métricas pa’tomar medidas“, de Nadia Ledesma Prieto: “La revolución sexual de nuestro tempo” e de Jacinto Cerdá: “La FORA anarquista en la Ciudad de Buenos Aires“.
Haverá uma feira de livros, música e leituras.
>> Vídeo promocional:
https://www.youtube.com/watch?v=b3XDAJ1jce8&t=2s&ab_channel=archivoacrata
Federação Libertária Argentina (FLA)
federacionlibertariaargentina.org
agência de notícias anarquistas-ana
jardim sem flor
entre as páginas do livro
a rosa e sua cor
Alice Ruiz
Grande iniciativa, compas! Que a imprensa libertária prospere em todo canto!