[Grécia] Quarta-feira, 1º de novembro de 2023: O coração do antifascismo bate em Atenas!

A todos os antifascistas da Europa

Todas as organizações neofascistas da Grécia emitiram uma convocação para uma manifestação neonazista pan-europeia em Atenas, especificamente na área de Neo Heraklion, marcada para quarta-feira, 1º de novembro, às 18h, horário da Grécia.

A mais proeminente entre essas organizações é o Aurora Dourada, que foi condenada em outubro de 2020 como uma organização criminosa nazista, resultando em extensas sentenças de prisão para seus principais membros. Na área de Neo Heraklion, há um monumento em memória de dois jovens membros do Aurora Dourada que foram fatalmente baleados há uma década em um caso criminal ainda não resolvido.

Essa convocação dos neonazistas foi tornada pública em 13 de agosto, mas até o momento o governo e a polícia gregos permaneceram como observadores passivos.

Surgem várias perguntas urgentes:

– Quem concedeu permissão a uma organização neonazista condenada para realizar uma manifestação desse tipo?

– Qual é o raciocínio por trás da abertura das fronteiras para bandidos neonazistas capazes de cometer atos criminosos?

Mais recentemente, em 7 de agosto de 2023, um grupo de torcedores neonazistas afiliados ao Dínamo de Zagreb chegou a Atenas. Isso ocorreu apenas um dia antes do jogo de seu clube de futebol contra o AEK Atenas nas eliminatórias da Liga dos Campeões. Eles lançaram um ataque contra os torcedores do AEK e assassinaram Michalis Katsouris com uma faca.

Não é difícil imaginar as possíveis consequências se centenas de neonazistas de países vizinhos e de outros países tiverem permissão para se reunir e circular livremente em Neo Heraklion e Atenas em 1º de novembro. Além da ameaça imediata às vidas humanas, isso os encorajará a organizar manifestações semelhantes em outros países.

Isso marca a primeira tentativa pan-europeia de uma reunião pública de neonazistas em um país europeu em vários anos. Acreditamos firmemente que a unidade e a ação em massa são nossas melhores armas contra essas ameaças fascistas.

NO PASARAN!

A Coordenação Antifascista de Atenas e Pireu tem uma década de história como uma frente unida diversificada e inclusiva, composta por vários coletivos políticos e sociais, além de ativistas não afiliados. A Coordenação tomou a iniciativa de organizar uma manifestação antifascista em 1º de novembro, às 16 horas, horário da Grécia. A manifestação será realizada no mesmo local em que os neonazistas programaram seu comício, com a clara intenção de impedir qualquer tentativa neonazista de aparecer no espaço público.

Convidamos todos os grupos antifascistas de diferentes regiões da Grécia e de países europeus a unir forças nessa batalha crucial contra o encontro neonazista pan-europeu.

Nosso grito de guerra continua sendo:

UNIDADE-SOLIDARIEDADE-LUTA!

Juntos, trabalharemos incansavelmente para DESTRUIR O FASCISMO EM TODO O MUNDO!

COORDENAÇÃO ANTIFASCISTA DE ATENAS E PIRAEUS

Tradução > Contrafatual

agência de notícias anarquistas-ana

Surge a primavera.
Borboleta colorida
Encanta a manhã.

Tânia Souza