[Espanha] Violência de gênero, violência sexista

Hoje, 25 de outubro, denunciamos e relembramos mais uma vez os nomes das mulheres assassinadas nos últimos dias:

  • Mulher de 66 anos, em Alicante (Alicante, Comunidade Valenciana), em 29/08/2023, seu corpo foi encontrado em 25/09/2023.
  • Sandra, 41 anos, em Toledo (Toledo, Castilla-La Mancha), em 28/09/2023.
  • Belén Sánchez Moreno, 45 anos, em Pelahustán (Toledo, Castilla-La Mancha), no dia 07/10/2023.
  • Paqui, 52 anos, em Benalmádena (Andaluzia) em 10/10/2023

E com eles já são 89 mulheres assassinadas até agora neste ano, lembrando também das 3 crianças assassinadas junto com suas mães, a Índia de 8 anos, uma menina de 3 meses e um menino de 3 anos. Pelo menos 1.920 assassinatos sexistas desde 1º de janeiro de 2003. Todos os meses, todos os anos, mulheres são assassinadas pelo simples fato de serem mulheres, violência sexista que denunciamos todos os dias, mas que se torna ainda mais visível no 25N e nas semanas que o rodeiam, momento de organizar e aderir a todas as ações que já estão sendo propostas, para protestar, apoiar, reivindicar e encontrar uma forma de acabar com a violência.

Com o assassinato de Sandra e Paqui, mães de menores, o Ministério da Igualdade contabiliza 428 crianças órfãs pela violência sexista desde 2013. Mães, filhas, irmãs, amigas, companheiras de viagem… todas deixam famílias e amizades destruídas. As câmaras municipais e os governos no poder mostram a rejeição e o apoio das suas instituições, minutos de silêncio que podem ou não ser reconfortantes, mas de pouca utilidade para continuar a vida quotidiana sem elas.

Da CGT exigimos medidas eficazes por parte do governo e das organizações públicas que erradiquem estes assassinatos e ataques. Que as medidas propostas sejam desenvolvidas e implementadas e dotadas do orçamento necessário. Exigimos mais uma vez o cumprimento integral da Lei Orgânica 1/2004, de 28 de dezembro, sobre Medidas Integrais de Proteção contra a Violência de Género, e da Lei Orgânica 10/2022, de 6 de setembro, sobre a garantia integral da liberdade sexual, e demais regulamentações. Que sejam desenvolvidas novas medidas de proteção, de acordo com a Convenção de Istambul e a Agenda 2030, tornando-se assim de forma real e eficaz um sistema de proteção abrangente que erradique qualquer forma de violência, especialmente a violência sexista, presente não apenas na esfera doméstica, nas ruas, nos locais de trabalho, no sistema educativo, etc., que seja combatido de forma real e eficaz.

Secretaria da Mulher

Fonte: https://cgt.org.es/violencia-de-genero-violencia-machista-10/

Tradução > Liberto

agência de notícias anarquistas-ana

A neve cai mais forte
quando me detenho
de noite na estrada.

Kito