Não à guerra entre os povos, não à paz entre as classes | Comunicado de imprensa da CRIFA

A Comissão de Relações da Internacional das Federações Anarquistas (CRIFA) reuniu-se em Atenas nos dias 4 e 5 de novembro para discutir e partilhar pensamentos e práticas das nossas Federações. Atualmente, estamos particularmente ativos em atividades antimilitaristas, num período que se caracteriza pela intensificação das guerras, das quais as mais conhecidas, como os conflitos em Gaza, na Ucrânia ou no Sudão, não nos devem fazer esquecer a globalidade do problema.

A guerra nunca é uma solução, mas sim uma forma do capitalismo e do Estado reproduzirem formas de dominação, exploração, patriarcado e opressão. A guerra é a exacerbação da violência do poder e da hierarquia. Muitas pessoas falam de crimes de guerra, nós dizemos que a guerra é sempre um crime.

Todas as guerras são contra o povo e utilizam argumentos como o nacionalismo, que coloca os povos oprimidos uns contra os outros, tentando criar a ilusão de que existem interesses comuns a todas as classes de forma a minar os conflitos sociais através da propaganda de guerra.

Nós, anarquistas, opomo-nos a todas as fronteiras, estados, exércitos e ao próprio princípio da soberania territorial. Propomos as nossas ideias de solidariedade internacional, apoiando ativamente todas as vítimas das guerras e todos os que recusam as guerras independentemente de que lado estejam: objetores, desertores, sabotadores e pessoas que fogem às guerras.

Apoiamos todas as ações antimilitaristas que estejam de acordo com os nossos princípios anarquistas, bem como todo os grupos, indivíduos e coletivos que resistem à guerra fazendo trabalho social, ajudando as pessoas, promovendo lutas sociais e que, apesar da guerra, continuam a divulgar posicionamentos antiautoritários.

Além de fazerem a divulgação internacional das atividades antimilitaristas como um trabalho de contrainformação contra a propaganda de guerra através dos jornais, rádios e outros meios de comunicação, as nossas federações promovem atividades como Os “Dias Mundiais de Ação Contra Qualquer Guerra e Militarismo” de 17 a 25 de novembro de 2023 https://de.indymedia.org/node/306630; A quinzena antimilitarista do Público em Paris, de 5 a 26 de novembro de 2023 http://www.librairie-publico.info/?p=8835 e a Assembleia Antimilitarista na Itália. https://umanitanova.org/event/milano-assemblea-antimilitarista-4/ para dar apenas alguns exemplos.

Não à guerra entre os povos, não à paz entre as classes.

Comissão de Relações da Internacional das Federações Anarquistas – IFA, Atenas 5 de novembro de 2023

Fonte: https://i-f-a.org/2023/11/20/ifa-statement-from-crifa-athens-5-nov-2023/

agência de notícias anarquistas-ana

O pássaro procura
os filhotes, o ninho.
Galho caído…

Rodrigo de Almeida Siqueira