2024 marca o 21º ano consecutivo da manifestação neonazi Lukovmarsh na nossa cidade de Sofia.
“Lukovmarsh” é uma marcha neonazista com grande participação internacional. Grupos de extrema-direita de toda a Europa vêm a Sofia todos os anos, para apoiar os seus homólogos locais na homenagem ao general antissemita búlgaro Hristo Lukov (1887-1943), que esteve associado ao Terceiro Reich. Os organizadores da União Nacional Búlgara (BNS) são frequentemente vistos em manifestações neonazis na Polônia e na Itália. Isto não é uma surpresa, uma vez que a “lista de convidados” de Lukovmarsh inclui internacionais da Espanha (La Falange), Alemanha (NPD, Die Rechte, Der III Weg), França (Terre et peuple), Itália (Casa Pound), Áustria, Croácia, Polônia (Narodowe Odrodzenie Polski), Romênia (Nova Dreapta), Hungria, Suécia (Frente Nórdica).
Ao longo dos anos garantimos que sempre houvesse resistência contra a Lukovmarsh e uma contra-manifestação chamada “Nenhum nazista em nossas ruas!”. Acreditamos que os nossos esforços e a solidariedade internacional ao longo dos anos ajudaram a diminuir a intensidade das tochas neonazis! Continuamos nossa luta até que desapareçam completamente da nossa cidade, e do resto do mundo.
Lukovmarsh está sendo cada vez mais associada aos neonazistas pelo público em geral e tem muito menos adesão! Queremos agradecer calorosamente a cada pessoa que veio a Sofia em solidariedade à nossa contra-demonstração “Nenhum nazista em nossas ruas!” no passado! Seu apoio ajudou imensamente!
No entanto, ano após ano, mesmo quando a Lukovmarsh é proibida pela prefeitura de Sofia, os neonazis são liberados para marchar e continuam a ser tranquilamente escoltados pela polícia. Nunca dispersos, nunca presos e sempre protegidos pelas autoridades. Ao mesmo tempo, as manifestações pacíficas de solidariedade com o povo palestino são proibidas com a ameaça da força, dispersões e as casas de organizadores invadidas pela polícia e pelas forças especiais.
Como antifascistas, vemos claramente as duas medidas do Estado. Na Bulgária, você pode ser um neonazista antissemita, mas se protestar contra um genocídio, isso será considerado “antissemitismo” ou “terrorismo” sem qualquer motivo específico.
Como antifascistas, continuaremos a nos levantar contra o antissemitismo e os verdadeiros antissemitas!
Como antifascistas, não permitiremos que o antifascismo fingido de Putin seja o único de que se ouve falar.
Como antifascistas, estaremos sempre contra o fascismo de Erdogan e a limpeza étnica do povo curdo.
Como antifascistas e feministas não deixaremos as mulheres do Irã sozinhas.
Como antifascistas, estaremos sempre ao lado dos migrantes, que enfrentam atualmente novas restrições da União Europeia.
Este é o ethos que “Nenhum nazista em nossas ruas!” sempre teve e continuará a perpetuar.
Para aqueles que vieram nos anos anteriores e para aqueles que consideram vir este ano – gostaríamos de convidá-los oficialmente para “Nada de nazistas em nossas ruas! 2024 no dia 17 de fevereiro em Sofia, Bulgária!
Nos vemos lá!
Saudações,
Antifa Sofia/Antifa Bulgária
Tradução > meiocerto
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
Mingau branco
Numa tigela imaculada –
A luz do sol do Ano-Novo.
Josô
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!