[Bulgária] Mais de 2 mil militantes de grupos nacionalistas de extrema-direita marcharam pelas ruas da capital búlgara

Erguendo tochas [foto] onde arde o fogo crescente do nacionalismo, iluminando as suásticas e os símbolos das SS, mais de duas mil pessoas marcharam, este sábado (16/02), em Sófia, capital da Bulgária, onde ecoaram cânticos de índole fascista. O desfile serviu para homenagear Hristo Lukok, general pro-nazi durante a Segunda Guerra Mundial, alto representante com uma estreita ligação ao Terceiro Reich, defensor de ideias anti-semitas.

O líder da União Nacional Búlgara, Zvezdomir Andronov, traça como objetivo a “salvação do povo búlgaro” da crise social e econômica que o país enfrenta há décadas.

Grupos de extrema-direita de outros países – como Alemanha, Hungria ou Noruega – também se juntaram para fazer agitar a bandeira da intolerância e do radicalismo. “É importante estarmos em contato com outros movimentos nacionalistas europeus. Acreditamos, firmemente, que países independentes e livres são muito importantes”, defende o sueco Par Sjörgen, do Movimento Nórdico de Resistência.

O governador da cidade tinha proibido a marcha anual, mas o tribunal acabou por dar sinal verde aos organizadores, ignorando o repúdio e consternação da comunidade judaica. “É absolutamente repugnante que, em 2019, na Europa – o mesmo lugar em que os nazis tentaram aniquilar toda a população de homens, mulheres e crianças judeus -, os elementos de extrema-direita continuem, sem restrições, pelas ruas com suásticas, símbolos da SS e mensagens de ódio contra judeus ou outras minorias “, lamentou Robert Singer, líder do Congresso Mundial Judaico.

A mobilização originou, como resposta, uma convocatória insurgente, sob o mote “Nazis fora das ruas”. “Não queremos que o nazismo do século XX volte. Não queremos que voltem a destruir a vida de milhões de pessoas”, afirma Galina Lacheva, simpatizante de um movimento antifascista.

Uma forte presença policial nas ruas de Sófia evitou o registro de qualquer incidente entre elementos das duas facções.

Fonte: agências de notícias

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/02/21/bulgaria-manifestacao-antifascista-em-sofia-reune-centenas-de-anarquistas/

agência de notícias anarquistas-ana

é meu conforto:
da vida só me tiram
morto

Millôr Fernandes