Solidariedade anarquista com o povo da Ucrânia

Em 24 de fevereiro, centenas de anarquistas em várias cidades da Europa foram às ruas em solidariedade com o povo da Ucrânia, no segundo aniversário do início da invasão russa em larga escala. O Bloco Anarquista esteve presente em ações em Varsóvia, Vilnius, Berlim, Tbilisi, Viena e Zurique. Foi importante para nós expressar palavras de apoio ao povo da Ucrânia, cujo país tem sido atormentado pela agressão do Kremlin por dois anos, aplaudir a firmeza de todos aqueles que se opõem a essa agressão com armas em mãos, especialmente nossos camaradas.

Nas ações, incluímos mensagens de áudio de anarquistas, que atualmente estão contendo os ocupantes nas frentes da Ucrânia, instigando as pessoas a não ficarem à margem dessa confrontação e a fazerem o máximo esforço para a vitória da Ucrânia. Dedicamos especial atenção à solidariedade internacional e ao poder da participação popular em ajudar o povo ucraniano, ao desenvolvimento de estruturas auto-organizadas dentro da Ucrânia como os brotos de uma nova sociedade baseada na igualdade e na ajuda mútua.

O oposto de tal sociedade pode ser exemplificado não apenas pela escuridão do imperialismo russo, mas também pelo comportamento hipócrita e egoísta dos políticos ocidentais, que usam a Ucrânia como um escudo e tentam lucrar ao máximo com a situação. Negociar com ambas as partes beligerantes, comprar imóveis ucranianos por quase nada e o oportunismo político são apenas uma lista parcial dessa hipocrisia. Outra manifestação disso é empurrar a Ucrânia para um cessar-fogo em termos desfavoráveis. Em manifestações em diferentes cidades, os anarquistas disseram firmemente: “Uma paz frágil é um prólogo para a guerra! Devemos usar a força e a determinação da sociedade popular para nos opormos ao imperialismo não apenas na Ucrânia, mas em todo o mundo.”

>> Mais fotos: https://pramen.io/en/2024/02/anarchist-solidarity-with-the-people-of-ukraine/

Tradução > fernanda k

agência de notícias anarquistas-ana

já águas passadas
a gotejar das marquises —
ecos estivais

Alexander Pasqual

3 responses to “Solidariedade anarquista com o povo da Ucrânia”

  1. Wagner

    Essa noticia e uma vergonha para a causa anarquista. Casos voces nao saibam, a comunidade das republicas separatistas que se aliaram e se separaram da ucrania, sao, acredito eu, a unica comunidade verdadeiramente anarquista que existe no planeta, e foi bombardeada sem do pelo governo da ucrania. Voces foram vencidos pela propaganda de guerra sem conhecer conteudo ?

  2. Zé do Telhado

    Defender o estado fascista ucraniano a soldo do imperialismo ocidental (tão mau ou pior que o russo) nada tem a ver com a causa anarquista.

  3. mateus

    nao existe comunidade anarquista em nenhum lugar do mundo, (no maxinmo sao experiencias limitadas em si mesmo com uma maquiagem de autonomia igualdade e blablabla)… talvez os territorios mais proximos do que o anarquismo defende hoje se encontra na revolucação curda no norte da siria, e as comunidadadez zapatistas no sudeste mexicano….

    o que os anarquistas ucranianos tem a fazer hoje? se esconde de baixo da cama da invasao russa e esperar a guerra acabar para depois que poeira abaixar fazer uma proposta?? seriam covardes… eh uma situacao complexa, existem grupos nazi-fascistas que estao no fron contra a invasao russa, e os anarquistas precisam escolher entre essas duas opçoes… eh mto facil pra quem nao ta vendo seu país sendo invadido e destruido por outra imperio militar que é a russia, vir aki na internet acusar os anaruquistas ucranianos de estarem errado…

    uma coisa é defender o ESTADO ucraniano, outra coisa é defender o POVO ucraniano…. os anarquistas sempre foram bons nessa diferenciacao, nao vamos perder essa visao….

    e acha que a russia tem algo de esquerda é um delirio completo tb kkk esa visao pobre ocidente malvadao x russia boazinha é vergonhosa… pelamordedeus kkkk