Centenas de pessoas protestaram neste domingo (10/03) contra um projeto da Tesla para expandir sua fábrica de carros elétricos perto de Berlim, alegando motivos ambientais. Além disso, a ocupação de uma floresta não muito longe da fábrica já dura mais de dez dias.
Dias atrás, a fábrica alemã da Tesla foi forçada a interromper sua produção depois que o grupo de ativistas de extrema esquerda Vulkangruppe (Grupo Vulcão) incendiou uma torre elétrica e causou um corte de energia.
Os organizadores, uma coalizão de grupos de proteção ambiental – incluindo “Stop Tesla”, Extinction Rebellion, Nabu e Robin Hood – afirmaram que mais de mil manifestantes se juntaram à manifestação.
Os ativistas alegaram que estão reivindicando uma “proteção real do clima”, e protestaram contra as “falsas soluções capitalistas” de Elon Musk, proprietário da Tesla.
Os participantes da manifestação foram diversos; alguns vieram de bicicleta e famílias também participaram da manifestação. “Árvores em vez de concreto – Pare a Gigafábrica”, dizia uma faixa.
Os manifestantes se opõem ao plano de Musk de expandir em 170 hectares a planta de Gruenheide, ao sul de Berlim, que atualmente ocupa 300 hectares e é a única fábrica europeia da Tesla.
Recentemente, houve um referendo local no qual mais de 60% dos participantes votaram contra a expansão proposta.
Fonte: agências de notícias
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
O rio de verão —
Que alegria atravessá-lo
De sandálias à mão.
Buson
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!