[EUA] “Nós Estamos Aqui, Somos Queer, e Odiamos o Governo!”: Anarquismo Queer Contra Toda Dominação

O historiador anarquista Spencer Beswick revisita a interseção entre a queerness e o anarquismo nos últimos 40 anos.

Os anarquistas lidaram com a interseção entre a queerness e o anarquismo como parte de uma transformação mais ampla do movimento anarquista nos Estados Unidos nas décadas de 1980 e 1990. Contra o assimilacionismo gay de um lado e o reducionismo de classe do outro, os radicais começaram a promover uma abordagem anarquista especificamente queer dentro dos movimentos anarquistas e queer. Este artigo oferece um vislumbre do anarquismo queer na Federação Anarquista Revolucionária Love and Rage, que esteve ativa em toda a América do Norte de 1989 a 1998.

Muitos dos Love and Ragers mais ativos eram eles próprios queer e defendiam políticas revolucionárias dentro de movimentos sociais queer mais amplos. Os membros conscientemente difundiam novas análises, táticas e valores que haviam sido desenvolvidos dentro do movimento anarquista. Por exemplo, Jan K. descreveu em um relato no jornal Love and Rage como um pequeno grupo de anarquistas trouxe uma abordagem militante para um comício em 1990 em comemoração à revolta de Stonewall. Eles se vestiram de black bloc e levaram uma faixa para o comício que fornecia direção para uma multidão desorganizada. Jan relatou como “o que havia sido uma massa desorganizada de pessoas do lado de fora de um bar… se transformou em uma marcha animada atrás de uma faixa ‘Queer Sem Medo – Ação Anarquista Autônoma'”. Isso exemplificou como o Love and Rage incentivava os movimentos sociais a adotar uma abordagem mais organizada e confrontacional.

Nesse sentido, outra Love and Rager, Liz H., defendeu a participação coletiva na Marcha Queer em Washington de 1993, argumentando que “é importante que os anarquistas tenham uma presença na marcha para informar às pessoas que não podemos confiar em leis e no governo para garantir a libertação queer.” Os cantos anarquistas nesta marcha incluíam “Somos anarquistas fodendo, vamos foder quem quisermos!” e “Estamos aqui, somos Queer, e odiamos o governo!” Um grupo de Skinheads Vermelhos e Anarquistas marchou com uma faixa que dizia “Skinheads e Punx Anti-Racistas Contra a Homofobia” e cantou “Oi! Oi! Oi! Nós comemos garotos!”

Não está claro, no entanto, se essa tentativa de inserir políticas radicais na Marcha Queer em Washington de 1993 foi um sucesso. De fato, a direção política predominante da marcha era relativamente conservadora. Críticos argumentaram que uma liderança de elite orientada para a política do Partido Democrata mainstream direcionou o protesto para demandas de assimilação e inclusão no exército, em vez das preocupações cotidianas das pessoas queer (muito menos uma crítica ao imperialismo) – um exemplo do que Jasbir Puar mais tarde chamaria de homonacionalismo.

Embora os anarquistas tenham articulado uma crítica a essa orientação e oferecido uma alternativa física no black bloc antimilitarista, não foi generalizado. Em um panfleto divulgado pela QUASH (Queers United Against Straight-acting Homosexuals) intitulado “Por que Eu Odiava a Marcha em Washington”, eles criticaram a marcha por suas políticas militaristas, argumentaram que “a assimilação está nos matando” e pediram por uma “frente unida queer” para desafiar todas as formas de opressão e lutar pela libertação revolucionária.

Além do ativismo nas ruas, anarquistas queer argumentaram que há algo inerentemente queer na rejeição que o anarquismo faz a todas as estruturas de dominação social. Liz H. observou sobre o contingente anarquista na marcha de 1993 que “Gay, Lésbica, Bi, hetero ou indefinido, todos os anarquistas eram queer à sua maneira.” Lin E. foi além, argumentando em um artigo que ligava a resistência queer e indígena que o “novo ativismo dos anos 80 e 90 já nos mostrou o caminho. O ACT UP e, mais recentemente, a Queer Nation, incorporam uma perspectiva inconfundivelmente queer; não hierárquica, até mesmo anárquica, combinam seriedade com humor, política com brincadeira.”

Essa perspectiva prefigurou desenvolvimentos posteriores na teoria anarquista queer. A Gangue Mary Nardini argumentou no zine de 2014 “Rumo à Mais Queer das Insurreições” (disponível aqui: https://theanarchistlibrary.org/library/mary-nardini-gang-toward-the-queerest-insurrection) que queer não é apenas uma identidade sexual, mas sim “a posição qualitativa de oposição às apresentações de estabilidade… Queer é a coesão de tudo em conflito com o mundo capitalista heterossexual… Por ‘queer’, queremos dizer ‘guerra social’. E quando falamos de queer como um conflito com toda dominação, queremos dizer isso.”

Nessa visão, o anarquismo é inerentemente queer porque rejeita a “normalidade” do patriarcado capitalista e luta contra todas as formas de hierarquia e opressão. O teórico político AK Thompson argumenta que isso também se expressa em uma abolição prática de gênero dentro dos black blocs. À medida que os marcadores de gênero tradicionais são conscientemente obscurecidos, Thompson cita um ativista refletindo que cada corpo se torna “nada mais e nada menos do que uma entidade se movendo no todo.” Para esses ativistas, há algo queer no bloc, algo que produz um futuro além do gênero – talvez similar ao que Foucault chamou de uma nova “economia de corpos e prazeres”. Aqui, então, há algo que podemos chamar de anarquismo queer.

Spencer Beswick é um anarco-historiador e livreiro radical. Ele está no Mastodon @spencerbeswick@kolektiva.social

Fonte: https://itsgoingdown.org/were-here-were-queer-and-we-hate-the-government-queer-an

Tradução > Contrafatual

agência de notícias anarquistas-ana

silêncio de folhas
bananeira secando
à beira da estrada

Alice Ruiz