[EUA] A morte de Aaron Bushnell vai desencadear uma caça às bruxas do anarquismo?

O senador Tom Cotton exige que o Pentágono elimine o extremismo de esquerda.

Por Ken Klippenstein | 07/03/2024

A morte de Aaron Bushnell por auto-imolação em frente à embaixada israelita em Washington, no mês passado, provocou um exame de consciência a nível nacional sobre a guerra em Gaza. No entanto, para o governo dos Estados Unidos, a morte do aviador suscita um tipo diferente de busca: a dos chamados extremistas, em particular os de esquerda.

Na quarta-feira passada, o senador Tom Cotton, R-Ark, ex-oficial do Exército e membro da Comissão de Serviços Armados do Senado, enviou uma carta ao secretário da Defesa, Lloyd Austin, perguntando por que e como o Pentágono podia tolerar um aviador como Bushnell nas suas fileiras. Chamando a sua morte de “um ato de violência horrível” que foi “em apoio de um grupo terrorista [Hamas]”, Cotton prossegue perguntando sobre os esforços internos do Departamento de Defesa para combater o extremismo e se Bushnell foi alguma vez identificado como tendo opiniões ou comportamentos extremistas.

A agitação de Cotton para encontrar apoiantes do Hamas em uniforme distorce o ato político de Bushnell, que este afirmou ser de apoio ao povo palestino. Mas também vem na sequência de um pedido de longa data de outros membros do Congresso, como o Senador Chuck Grassley, R-Iowa – republicano com o lugar mais alto no Comité Judicial e antigo presidente pro tempore do Senado – para que as forças armadas adotem um tratamento semelhante para os esquerdistas.

Embora os estudos demonstrem que o apoio ao extremismo é semelhante ou mesmo inferior entre os veteranos do que na população em geral, o extremismo nas forças armadas tornou-se uma obsessão dos chefes de Washington desde 6 de janeiro. Pouco depois de ter tomado posse, o novo Secretário da Defesa, Austin, um general reformado do Exército, deu instruções às forças armadas para que realizassem um “stand down” para combater o extremismo nas fileiras, encomendando uma série de painéis e estudos para avaliar o nacionalismo branco e o apoio neonazi entre os militares.

Fora do Departamento de Defesa, o FBI é responsável pelo contra-terrorismo interno. Desde o início da guerra israelita em Gaza, em outubro passado, tem-se concentrado em qualquer repercussão externa nos Estados Unidos.

“Num ano em que a ameaça do terrorismo [estrangeiro] já era elevada, a guerra em curso no Oriente Médio elevou a ameaça de um ataque contra americanos dentro dos Estados Unidos a um nível completamente diferente”, disse o diretor do FBI, Christopher Wray, aos cadetes em West Point na segunda-feira. “Não podemos – e não descartamos – a possibilidade de que o Hamas ou outra organização terrorista estrangeira possa explorar o atual conflito para realizar ataques aqui, no nosso próprio solo”, disse Wray ao Congresso logo após o início da guerra de Gaza.

Será que a morte de Bushnell e a pressão do Congresso abrirão a porta à criação de uma ligação especulativa entre os apoiantes internos da Palestina e o trabalho anti-Hamas do gabinete orientado para o estrangeiro?

Embora o suicídio de Bushnell se destinasse a demonstrar a sua angústia pela situação dos civis palestinos em Gaza, ele também abraçou o anarquismo, ou pelo menos uma articulação atual do anarquismo que é uma rejeição geral da autoridade estabelecida. As publicações de Bushnell no Reddit e noutras plataformas de redes sociais antes da sua morte refletiam esta adesão ao anarquismo e ele escolheu o símbolo anarquista como imagem de perfil para a conta Twitch que utilizou para transmitir ao vivo a sua auto-imolação. A sua página no Facebook também seguia e curtia páginas de vários grupos anarquistas. O coletivo anarquista CrimethInc. também afirmou num blog que Bushnell tinha enviado um e-mail ao grupo pouco antes da sua morte.

Bushnell era também um ativista comunitário em San Antonio, Texas, onde estava alocado. A seção de San Antonio dos Socialistas Democráticos da América emitiu uma declaração expressando solidariedade para com Bushnell e mencionando o seu trabalho com eles na questão dos sem-teto. “Ele era um anarquista”, disse ao Intercept um membro do DSA de San Antonio que interagiu com Bushnell, pedindo que seu nome não fosse usado. “Ele tinha um bom faro para reconhecer estruturas e práticas de organização coercitivas / insalubres; e era muito intencional sobre suas relações com outras pessoas.”

Anarquismo e o FBI

Desde 2019, o FBI tem usado cinco “categorias de ameaças” para descrever o terrorismo doméstico: Extremismo Violento de Motivação Racial ou Étnica, Extremismo Violento Anti-Governo ou Anti-Autoridade (AGAAVE), Direitos dos Animais ou Extremismo Violento Ambiental, Extremismo Violento Relacionado ao Aborto e “Todas as Outras Ameaças de Terrorismo Doméstico”, que é definido como “promoção de agendas políticas e / ou sociais que não são exclusivamente definidas em uma das outras categorias de ameaças”.

A ameaça AGAAVE, segundo o FBI, “inclui anarquistas extremistas violentos, milícias extremistas violentas, cidadãos soberanos extremistas violentos e outros extremistas violentos”. Dados do FBI revelam que 31% de suas investigações estão relacionadas a AGAAVEs e 60% de todas as investigações incluem casos categorizados como AGAAVE e “distúrbios civis”. A maior parte desse foco, desde 6 de janeiro, tem sido nos grupos que participaram dos protestos no Capitólio e nos apoiadores de Donald Trump.

No entanto, nos bastidores, de acordo com o testemunho do Congresso relatado aqui pela primeira vez, o FBI mantém um programa especificamente para combater anarquistas, chamado Programa de Extremismo Anarquista. No depoimento ao Senado, o FBI afirma que aumentou sua mira nos anarquistas “extremistas violentos” em todo o país, usando fontes humanas e técnicas para espioná-los. Desde os protestos em todo o país após a morte de George Floyd em 2020, o bureau encarregou os escritórios de campo de recorrer a informantes confidenciais para desenvolver uma melhor inteligência sobre os anarquistas. Em 2021, o FBI mais do que dobrou seu número de casos de terrorismo doméstico; e Wray disse ao Congresso que as prisões do que o bureau chama de “anarquistas extremistas violentos” foram mais numerosas em 2020-2021 (os meses em torno de 6 de janeiro) do que nos três anos anteriores juntos.

Um comunicado interno do FBI sobre ameaças obtido pelo Intercept define  anarquistas extremistas violentos como indivíduos “que consideram o capitalismo e o governo centralizado desnecessários e opressivos” e “se opõem à globalização econômica; hierarquias políticas, econômicas e sociais baseadas em classe, religião, raça, gênero ou propriedade privada de capital; e formas externas de autoridade representadas pelo governo centralizado, pelos militares e pela aplicação da lei”.

Pela definição do FBI, pouco disso se aplica à articulação das opiniões políticas do próprio Bushnell, apesar do rótulo de anarquista. Mas o protesto do aviador cumpre a pressão de muitos republicanos e conservadores para que o FBI se concentre igualmente nos esquerdistas. Em uma audiência em 2021, Grassley pressionou por mais investigações sobre a esquerda, fazendo alusão ao programa de extremismo anarquista do FBI.

“O ex-procurador-geral Barr declarou que o FBI tem programas robustos para supremacia branca e extremismo de milícia, mas um programa de extremismo anarquista significativamente mais fraco”, disse Grassley a Wray. “Como você planeja tornar seu programa de extremismo anarquista de esquerda tão robusto quanto seu programa de supremacia branca e extremismo malicioso?”

Em uma coletiva de imprensa na última quinta-feira que discutiu os laços de Bushnell com o anarquismo, o Pentágono pareceu sugerir que sua morte poderia ser considerada um ato de extremismo.

“Uma análise da conta de Aaron Bushnell na mídia social indica que ele tem opiniões anarquistas bastante fortes”, perguntou um repórter. “De acordo com a definição de extremistas do Pentágono, ele se enquadraria nessa categoria?”

“Acho que é justo dizer que o suicídio por autoimolação é um ato extremo”, respondeu o secretário de imprensa do Pentágono, general Pat Ryder, prometendo uma “investigação completa”.

Fonte: https://theintercept.com/2024/03/07/aaron-bushnell-fbi-anarchism-extremist/

Tradução > Contrafatual

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2024/03/05/eua-memorias-de-aaron-bushnell-segundo-seus-amigos/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2024/02/29/eua-isso-e-o-que-nossa-classe-dominante-decidiu-que-sera-normal-sobre-a-acao-de-aaron-bushnell-em-solidariedade-com-gaza/

agência de notícias anarquistas-ana

livro antigo
o bicho traça
o sonho dos sábios

Alexandre Brito