Há mais de um quarto de século que a Feira do Livro Anarquista de Montreal se tornou uma referência de maio – o “mês da anarquia” – e do anarquismo nesta cidade. É quase difícil lembrarmo-nos de uma época anterior a este enorme encontro! E como coletivo, sentimos o peso das expectativas de que deveríamos avançar com uma feira de livros nesta primavera, quer isso pareça possível ou não.
No entanto, muita coisa mudou durante estes anos, não só em todo o mundo, mas também em Montreal e na feira do livro. E este ano tem sido particularmente doloroso, desde a pandemia que se arrasta, à crise da habitação, do fascismo que só piora, ao genocídio em Gaza, tudo isto a sobrecarregar as nossas capacidades coletivas e a partir os nossos corações.
Depois de muita deliberação, decidimos adiar a próxima Feira do Livro Anarquista de Montreal para maio de 2025 e, em vez disso, concentrarmo-nos em reimaginá-la e renová-la. Sabemos que isto pode desiludir, mas esperamos que compreendam a nossa (e talvez a vossa) necessidade de um pouco de fôlego e de algum tempo de reflexão.
Um brinde a um mês maior, melhor e mais bonito de anarquia e feira de livros em 2025!
Amor+solidariedade, o coletivo da Feira do Livro Anarquista de Montreal
salonanarchiste.ca
Tradução > Contrafatual
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
Araponga cativa
São gritos atravessando grades
Partindo vidros…
Suely Moraes
caralho... que porrada esse texto!
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…
Só uma ressalva: criar bolhas de consumismo (que foi o que de fato houve durante os governos Lula), como estrategia…