[Bélgica] Feira do Livro Anarquista em Gante

Este ano, a 20ª Feira do Livro acontecerá em Gante! Pela primeira vez, estamos chamando-a de Feira do Livro Anarquista (anteriormente Feira do Livro (A)lternativa). Como cereja do bolo, esta edição festiva dura dois dias.

Por que organizar uma feira do livro?

Queremos celebrar o papel em nossas mãos, longe do pesadelo digital que se insinua em nossos círculos mais íntimos. Na feira do livro, além de livros, você encontrará muitas outras publicações, folhetos, panfletos, cartazes e adesivos. De romances antigos e clássicos revolucionários, a filosofia e poesia até críticas sociais contemporâneas ou os últimos apelos à luta: eles partem da vontade de mudar radicalmente o mundo. Compartilham ideias e buscam aprofundá-las. Ideias, não opiniões comercializáveis, agradáveis, corajosas sem riscos.

Mas a feira do livro é muito mais!

Para nós, nunca foi apenas sobre livros e publicações. A feira do livro anarquista é também um encontro internacional de anarquistas e antiautoritários, com discussões, workshops e trocas informais. Queremos que a feira do livro contribua para fortalecer o movimento anarquista. Vemos isso como uma ferramenta para aprofundar ideias, uma oportunidade para lançar propostas e forjar vínculos entre indivíduos e grupos. Queremos compartilhar nossas paixões, queremos ajudar a criar um contexto onde palavras e ações dançam umas com as outras e se reforçam mutuamente.

Então, o fato de estarmos mudando de nome para esta 20ª edição não é uma coincidência. Mas ainda mais do que uma mudança de nome, também estamos fazendo algumas escolhas de conteúdo que estarão refletidas nos estandes e no programa de conteúdo. Para nós, o anarquismo é incompatível com a autoridade. Ele carrega uma posição ofensiva contra o poder e uma vontade de subversão.

Vivemos tempos de guerra e endurecimento das condições de vida. Todos nós somos chamados a apertar nossos cintos, trabalhar mais duro e marchar ao ritmo do militarismo que está surgindo por toda parte. Ao mesmo tempo, em breve seremos convidados pelo estado a participar com nosso voto no grande circo que legitima seu poder sobre nós.

Em vez de nos resignarmos a este panorama sombrio, nos perguntamos o que nós, como anarquistas, podemos fazer para contra-atacar isso. Em vez de cair nas armadilhas do poder – militarismo, cálculos políticos, apatia – queremos buscar nossas possibilidades e partir de nossas próprias forças. O que significa ter uma utopia anarquista em nossos corações e mentes?

Bem-vindos ao ‘t Landhuis nos dias 4 e 5 de maio! Mantenha seus ouvidos e olhos abertos para o programa completo em nosso site: https://abgent.noblogs.org/

Até lá e viva a anarquia!

Tradução > fernanda k.

agência de notícias anarquistas-ana

O menino cego
Fecha os olhos e sorri
Sonhando com flores…

Izo Goldman

Leave a Reply