
Na manhã de 31 de dezembro de 2023, no Arizona, o anarquista, defensor da terra e músico do povo Diné (Navajo) Klee Benally morreu aos 48 anos de idade. A causa de morte não foi divulgada.
Benally, que era nativo de Black Mesa, uma elevação montanhosa no condado de Navajo, se manifestou por vários anos contra a mineração de urânio em terras nativas e pela proteção dos sagrados Picos de São Francisco, localizados na cidade de Flagstaff, no Arizona. Benally, que também foi o ex-vocalista da banda punk indígena Blackfire, havia acabado de publicar um novo livro intitulado “No Spiritual Surrender: Indigenous Anarchy in Defense of the Sacred” (Sem Rendição Espiritual: Anarquia Indígena em Defesa do Sagrado). No livro, Benally escreve: “Se a história for escrita pelos conquistadores, ela não será escrita por aqueles que se recusam a ser conquistados”.
Sua música com Blackfire foi alimentada pelas mesmas mensagens que ele compartilhou em seu livro, justiça para os povos indígenas e para a terra. Blackfire foi criada em 1989 com Benally e seus irmãos, Jeneda e Clayson Benally. O trabalho de Benally refletiu sua dedicação e compreensão na luta pela terra e por seus povos indígenas.
Klee Benally: “Muitas pessoas em nosso vilarejo não têm água encanada nem eletricidade, embora nossas terras tenham sido exploradas. Temos três usinas elétricas movidas a carvão que poluem nosso ar. Temos essas minas de urânio abandonadas e novas minas que estão ameaçando a região. Temos o fracking, o fraturamento hidráulico, que também ameaça nossas terras. Mas esse não é um problema exclusivo da região. Onde quer que haja uma crise ambiental, haverá uma crise cultural, porque somos o povo da Terra“.
Rest in power!
>> Song of the Sun – Klee Benally:
https://www.youtube.com/watch?v=LEBhDVnzG_s
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
Fina névoa flui
Entre picos sossegados
despontam montanhas
Helena Pires
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!
Não entendi uma coisa: hoje ele tá preso?