Dan Chodorkoff (Prólogo)
Ensaios visionários de um dos fundadores do movimento ecológico moderno.
Nesta coleção de ensaios, a visão de Murray Bookchin por uma sociedade ecológica permanece central, enquanto ele aborda questões como urbanismo e planejamento urbano, tecnologia, autogestão, energia, utopismo e muito mais.
Durante todo o tempo, ele se opõe aos esforços para reduzir a ecologia a um “ambientalismo” desdentado, uma tarefa vital tanto hoje, como quando estes ensaios foram publicados pela primeira vez. Escritos entre 1969 e 1979, os ensaios desta coleção representam um período fascinante e fértil na vida de Bookchin. Ao sair da promessa não cumprida dos anos 60 e ao tentar desenvolver uma crítica revolucionária da vida social, que evitasse as armadilhas do marxismo, ele entrava em seu auge intelectual criativo. Ele estava estabelecendo as bases de uma ecologia verdadeiramente social: uma sociedade baseada na descentralização, na interdependência, na autogestão democrática, no apoio mútuo e na solidariedade.
Apresentadas com clareza e fervor, estas obras-chave contêm o cerne de preocupações que o ocupariam até sua morte em 2006. Esta edição também inclui um novo prefácio de Dan Chodorkoff, alguém que esteve com Bookchin na fundação do Instituto de Ecologia Social e que entende seu trabalho melhor do que ninguém.
Elogios a “Por uma Sociedade Ecológica”:
“Como ecologista social ainda enraizado em espaços limitados pela tradição de ‘esquerda’, nunca me pareceu tão importante, que todos aqueles que se autodenominam ‘revolucionários’, se debatam com as ideias de Murray Bookchin. Seu desafio para os que buscam a liberdade – expandir sua crítica para dominação social e hierarquia de forma mais ampla – traz visões para o futuro da humanidade que são cruciais demais para serem ignorados. Esses ensaios servem como uma introdução incrível às ideias de Bookchin e falam sobre os desafios deste momento.”
— Z, cofundador dos Socialistas Negros na América
“Bookchin é capaz de análises históricas penetrantes e profundamente indignadas. Outra coleção estimulante.”
— In These Times
Murray Bookchin (1921–2006) foi uma voz importante nos movimentos ecológicos, anarquistas e comunalistas por mais de cinquenta anos. O seu ensaio inovador “Ecologia e Pensamento Revolucionário” (1964) foi um dos primeiros a afirmar que o espírito do ‘crescer ou morrer’ do capitalismo, estava numa rota de colisão perigosa com o mundo natural, que incluiria a devastação do planeta pelo aquecimento global. Bookchin é autor de “A Ecologia da Liberdade”, entre duas dezenas de outros livros. Ele nasceu em Nova Iorque.
Dan Chodorkoff é um escritor e educador e cofundador do Instituto de Ecologia Social junto com Murray Bookchin. Ele recebeu seu doutorado em antropologia cultural pela New School for Social Research e é autor de vários livros, incluindo “The Anthropology of Utopia: Essays on Social Ecology and Community Development” e o romance de 2022 “Sugaring Down“. Ele recebeu uma bolsa da Fundação Wenner-Gren para pesquisas antropológicas e em 2015 recebeu o Prêmio Presidencial de Ativismo da Goddard College.
Toward an Ecological Society
Murray Bookchin (Autor); Dan Chodorkoff (Prólogo)
Publicação: AK Press
Páginas: 320
ISBN-13: 9781849354448
$16.50
akpress.org
Tradução > meiocerto
agência de notícias anarquistas-ana
Marchando no tempo,
antes de tudo e após tudo,
soberbo, o silêncio.
Alexei Bueno
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!