A Trupe Lona Preta apresenta, no Engenho Teatral, de 20/04 a 05/05, a peça O circo bélico, espetáculo que usa a linguagem do palhaço e o riso para pôr em cena um tema grave: a guerra. A montagem conta a história de um grupo de palhaços que trabalham em uma zona de guerra. Como empregados de uma empresa de petróleo, eles devem perfurar um poço na região, mas, para além dos interesses econômicos em movimento, sonham e lutam pela paz.
Por meio do percurso dos personagens, a trupe levanta questões sobre o que significa a paz: é só um ajustamento com o que já está estabelecido? É a conciliação de interesses antagônicos? Assim, além do humor na peça, há no fundo uma posição política crítica, que é sugerida, por exemplo, neste excerto de um texto divulgado pela companhia:
O circo bélico trata da luta de classes na sua expressão mais crua: a guerra. Esta, entendida não apenas como saída para as constantes crises do capitalismo, mas como a própria forma de organização do capital. É um circo alegre, mas é um circo ao avesso. Sua lona mais se parece com uma nau onde se apegam os desgarrados donos de nada, que não tem nada a vender a não ser sua própria força de trabalho. Trata da relação contraditória entre as mais altas patentes e os aspirantes do exército de produção, todos inadequados, ineptos. São bufões que já tentaram se incluir a qualquer custo, agora simplesmente agem, como máquinas, frias e solitárias, de guerra.
De 20/04 a 05/05/2024
Sábados e domingos às 19h – Grátis
Duração: 60 minutos – Indicação etária: livre
Local: Engenho Teatral
Ao lado da estação Carrão do Metrô (linha 3 vermelha)
Rua Monte Serrat, 120 – Tatuapé, São Paulo-SP
agência de notícias anarquistas-ana
tantos outonos
em uma paisagem
chuva nos pinheiros
Alice Ruiz
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!