
25-04-2024
“Subiremos ao topo da pirâmide.”
“As pessoas aqui só estão vivas. Eles não têm vida.”
(Letra de Toomaj Salehi, 33, rapper, condenado à morte no Irã em abril de 2024)
Já preso e condenado a seis meses de prisão por “espalhar propaganda contra o Estado” em setembro de 2021 por causa de seus textos contra o regime teocrático islâmico, depois preso em outubro de 2022 por “incitação à sedição” durante a revolta “Mulher, Vida, Liberdade”, Toomaj Salehi foi finalmente condenado a seis anos e três meses de prisão em julho de 2023 com proibição de tocar música. O artista foi preso novamente logo após sua libertação da prisão em novembro de 2023 e acaba de ser condenado à morte em 24 de abril de 2024 por “corrupção na Terra”. Ele havia declarado, como Bakunin:
“Eu achava que a situação mais triste para uma pessoa era ficar sozinha sob tortura, agora entendo que ser a única a ser solta enquanto as outras ainda estão na prisão, é ainda mais amarga.”
Em novembro passado, Toomaj se reuniu com a ativista antivéu Sepideh Rashnu, que cumpre pena de quatro anos de prisão. Depois, na prisão de Evin, em Teerã, em janeiro deste ano, ele se juntou à greve de fome de Narges Mohammadi, ativista de direitos humanos e ganhadora do Prêmio Nobel da Paz de 2023 condenada por denunciar a ditadura religiosa e sua opressão às mulheres.
Na noite de 24 de abril, uma faixa representando Toomaj Salehi foi pendurada em uma ponte na rodovia Modares-Teerã para protestar contra o veredito.
A arte pode ser um formidável vetor de expressão e resistência diante da repressão, as autoridades tentam em vão silenciar Toomaj condenando-o à morte, suas canções continuarão a viver e unir as pessoas!
Contra o número cada vez maior de execuções no Irã, pela libertação de Toomaj e de todos aqueles que pagam com sua liberdade e suas vidas, seu ativismo pela vida e liberdade de todos,
VAMOS DIFUNDIR O APELO DA FEDERAÇÃO ANARQUISTA À SOLIDARIEDADE.
VAMOS NOS MOBILIZAR EM TODOS OS LUGARES CONTRA A EXECUÇÃO DE TOOMAJ SALEHI!
Relações Internacionais da Federação Anarquista
federation-anarchiste.org
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
no muro o caracol
se derrete nos rabiscos
da assinatura prateada
Dalton Trevisan
Perfeito....
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!