25-04-2024
“Subiremos ao topo da pirâmide.”
“As pessoas aqui só estão vivas. Eles não têm vida.”
(Letra de Toomaj Salehi, 33, rapper, condenado à morte no Irã em abril de 2024)
Já preso e condenado a seis meses de prisão por “espalhar propaganda contra o Estado” em setembro de 2021 por causa de seus textos contra o regime teocrático islâmico, depois preso em outubro de 2022 por “incitação à sedição” durante a revolta “Mulher, Vida, Liberdade”, Toomaj Salehi foi finalmente condenado a seis anos e três meses de prisão em julho de 2023 com proibição de tocar música. O artista foi preso novamente logo após sua libertação da prisão em novembro de 2023 e acaba de ser condenado à morte em 24 de abril de 2024 por “corrupção na Terra”. Ele havia declarado, como Bakunin:
“Eu achava que a situação mais triste para uma pessoa era ficar sozinha sob tortura, agora entendo que ser a única a ser solta enquanto as outras ainda estão na prisão, é ainda mais amarga.”
Em novembro passado, Toomaj se reuniu com a ativista antivéu Sepideh Rashnu, que cumpre pena de quatro anos de prisão. Depois, na prisão de Evin, em Teerã, em janeiro deste ano, ele se juntou à greve de fome de Narges Mohammadi, ativista de direitos humanos e ganhadora do Prêmio Nobel da Paz de 2023 condenada por denunciar a ditadura religiosa e sua opressão às mulheres.
Na noite de 24 de abril, uma faixa representando Toomaj Salehi foi pendurada em uma ponte na rodovia Modares-Teerã para protestar contra o veredito.
A arte pode ser um formidável vetor de expressão e resistência diante da repressão, as autoridades tentam em vão silenciar Toomaj condenando-o à morte, suas canções continuarão a viver e unir as pessoas!
Contra o número cada vez maior de execuções no Irã, pela libertação de Toomaj e de todos aqueles que pagam com sua liberdade e suas vidas, seu ativismo pela vida e liberdade de todos,
VAMOS DIFUNDIR O APELO DA FEDERAÇÃO ANARQUISTA À SOLIDARIEDADE.
VAMOS NOS MOBILIZAR EM TODOS OS LUGARES CONTRA A EXECUÇÃO DE TOOMAJ SALEHI!
Relações Internacionais da Federação Anarquista
federation-anarchiste.org
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
no muro o caracol
se derrete nos rabiscos
da assinatura prateada
Dalton Trevisan
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!