
A partir de quinta-feira, 9 de maio, será possível emprestar e consultar livros na Biblioteca do Círculo Cultural “Errico Malatesta”.
Por enquanto, há apenas uma centena de volumes, mas o catálogo será ampliado nos próximos meses, conforme o processo de catalogação iniciado em março, quando foi realizada uma primeira inauguração.
Com o empréstimo e a consulta, a partir de quinta-feira, 9 de maio, será uma reabertura efetiva de nossa biblioteca histórica. Convidamos todos aqueles que desejam conhecer a história e a atualidade do anarquismo a visitá-la durante o horário de funcionamento e a consultar o catálogo online no site do Sistema Documental Territorial de Livorno: https://opacsol.comune.livorno.it/SebinaOpac/.do
A biblioteca está localizada na Via degli Asili, 33, em Livorno, e está aberta às segundas e quintas-feiras à tarde, das 16 às 20 horas. Nas manhãs de quinta-feira, somente com hora marcada.
O Círculo Cultural “Errico Malatesta” foi designado pela Federação Anarquista de Livorno para gerenciar o material da biblioteca da Federação por meio da biblioteca, com o objetivo de tornar essa coleção de volumes, panfletos e periódicos acessível ao público e promover o conhecimento do movimento anarquista.
O núcleo histórico da biblioteca é constituído em volumes das bibliotecas de grupos anarquistas locais, aos quais foram adicionados fundos doados por companheiros ao longo das décadas. A biblioteca sempre continuou a ser atualizada com novas publicações, também em outros idiomas, relacionadas ao movimento anarquista ou a tópicos que interessavam às atividades da Federação. Entre os títulos de referência sobre o pensamento anarquista estão as obras de Pietro Gori, publicadas entre 1946 e 1949, e as obras completas de Errico Malatesta, publicadas recentemente. A maioria dos volumes trata do movimento anarquista, sua história, problemas políticos e perspectivas de transformação social.
A biblioteca também possui coleções dos principais periódicos do movimento anarquista na Itália, incluindo o “Umanità Nova”. Destaca-se uma coleção do semanário “L’Avvenire Anarchico”, publicado em Pisa, e a coleção do periódico anticlerical “Il Corvo”, publicado em Livorno pelo Grupo Antirreligioso Pietro Gori. Há também coleções significativas de títulos anarquistas estrangeiros, especialmente espanhóis e franceses. Há também coleções de periódicos não anarquistas, mas interessantes, incluindo a coleção de “Il Mondo” (1949-1966).
collettivoanarchico.noblogs.org
agência de notícias anarquistas-ana
gota de chuva
escorre na parreira
pára na uva
Carlos Seabra
Perfeito....
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!